Mito ou verdade

Mito ou Verdade: O café descafeinado faz mal à saúde

O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o Mundo (mais informações sobre o café neste post). Devido a isso, não é de estranhar que existam muitas variedades de café, tais como: expresso, pingado, “com cheirinho”, abatanado, Americano, descafeinado, … É exatamente sobre esta última variedade que eu decidi escrever hoje, pois é muito frequente ouvir-se dizer que o café descafeinado faz mal à saúde. Mas será que é mesmo assim?


A cafeína é um dos constituintes mais importantes do café, pois é a substância responsável pelo efeito estimulante do mesmo. E esta é uma característica muito importante, pois para muitas pessoas o café é algo indispensável para conseguirem manter os seus níveis de energia/atividade em diferentes alturas do dia. Além disso, a cafeína tem também propriedades antioxidantes (mais informações sobre os antioxidantes neste post), mas neste caso existem também muitos outros antioxidantes no café, ou seja, não se trata de uma característica exclusiva da mesma. Ao contrário do que muita gente pensa, o café descafeinado ainda contém alguma cafeína, mas numa quantidade claramente inferior à do café normal (cerca de 97% menos). A remoção da cafeína pode ser efetuada de quatro formas diferentes: com água, com água e solventes orgânicos (os mais comuns são o cloreto de metileno ou o acetato de etilo), com carvão ativado, ou com água e dióxido de carbono. Todos os métodos são considerados seguros, sendo que antes dos grãos de café serem torrados, são submetidos a uma lavagem intensiva. Além disso, o próprio processo de torrefação também promove uma evaporação dos vestígios de líquidos que possam ter ficado nos grãos. E estes são aspetos muito importantes, pois é exatamente por causa da possível utilização de solventes orgânicos, com especial destaque para o cloreto de metileno, que muitas pessoas assumem que o consumo de café descafeinado é perigoso para o ser humano. Convém referir que os efeitos tóxicos causados por essa substância começam a surgir quando a sua concentração é de pelo menos 0,02%, e no caso do café descafeinado, a quantidade máxima existente dessa substância é de 0,001%, ou seja, na pior das hipóteses é 20 vezes inferior ao valor a partir do qual podem surgir efeitos prejudiciais.

 

O café descafeinado é seguro, ou seja, não existe nenhum problema de saúde associado ao seu consumo.

 


Portanto, o consumo de café descafeinado é seguro, pois além de nem sempre serem utilizados solventes orgânicos na sua produção, mesmo quando essa utilização existe, a quantidade vestigial que permanece no café é muito inferior à que eventualmente pode causar algum problema no funcionamento do nosso corpo. A grande diferença entre o café “normal” e o café descafeinado, é mesmo o facto de este último não apresentar o efeito estimulante característico do café, que nalguns casos pode ser prejudicial, mas noutros pode ser exatamente aquilo que é pretendido, ou seja, não abdicar do café, mas abdicar apenas da cafeína!


Conclusão: MITO!

 

Gosta de café? Então estes posts podem ser importantes para si:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *