Bacalhau cozinhado
Alimentos

Especial NATAL: 9 (bons!) motivos para consumir bacalhau

Para os fãs de bacalhau (que é o meu caso), não seria preciso um post deste género para ter motivos para comer bacalhau. De qualquer das formas, como se trata de um peixe que além de ser delicioso é também extremamente nutritivo, o seu consumo está associado a potenciais benefícios. Aqui ficam os principais…


1. É um peixe pouco calórico – Uma vez que se trata de um peixe magro, a quantidade de calorias presentes no bacalhau é muito baixa.


2. É uma excelente fonte de proteínas – Como se trata de um peixe magro, rico em proteína, é uma excelente opção para aumentar o consumo deste macronutrimento. Ainda por cima porque a proteína do bacalhau é de elevado valor biológico, ou seja, contém todos os aminoácidos (blocos de construção das proteínas) nas proporções adequadas, nomeadamente ao nível dos aminoácidos essenciais, que são aqueles que o nosso corpo não consegue produzir.

 

O bacalhau possui poucas calorias ao mesmo tempo que fornece uma grande quantidade de proteína de elevado valor biológico.

 


3. Contribui para a saúde cardiovascular – O facto de ser um peixe de água muito fria faz com que o bacalhau apresente um teor quase nulo de gordura saturada. Esta gordura tem vindo a ser relacionada com um aumento do risco de problemas cardiovasculares. Adicionalmente, possui quantidades elevadas de vitaminas B6 e B12, que são importantes na diminuição do risco de doenças cardiovasculares, nomeadamente aterosclerose.


4. Contribui para a saúde do sistema nervoso – O bacalhau é uma boa fonte de vitamina B12, que é uma vitamina indispensável não só para o desenvolvimento das células do sistema nervoso, mas também para seu correto funcionamento.


5. Contribui para a saúde dos ossos – O bacalhau não é um dos peixes mais ricos em vitamina D, pois essa característica apenas se verifica nos peixes gordos. De qualquer das formas, mesmo assim ainda apresenta uma quantidade considerável dessa vitamina, que é um importante regulador da estrutura e da funcionalidade do tecido ósseo.


6. Contribui para a saúde da pele – Uma vez que é rico em antioxidantes, nomeadamente de selénio, o bacalhau ajuda a proteger a pele das agressões diárias a que está sujeita, bem como a atrasar o aparecimento dos sinais de envelhecimento.

 

A composição nutricional do bacalhau torna-o um importante aliado para a manutenção da saúde cardiovascular, do sistema nervoso, dos ossos e da pele.

 


7. Diminui o risco de aterosclerose – O efeito do bacalhau ao nível da prevenção da aterosclerose pode ser interpretado de várias formas diferentes. Em primeiro lugar, porque é um peixe magro. Em segundo lugar, por que é rico em antioxidantes, sendo que a este nível eu destacaria, por exemplo, a elevada quantidade de selénio que é um mineral fundamental para manter as nossas defesas antioxidantes funcionais.


8. Diminui o risco de queda de cabelo – Sendo um peixe rico em várias vitaminas do complexo B, o bacalhau pode ajudar a prevenir a queda de cabelo. Obviamente que essa queda pode ter diferentes causas, mas muitas vezes está relacionada com carências de algumas vitaminas do complexo B, e nesses casos o bacalhau pode ser uma ajuda para atingir os valores adequados dessas vitaminas. Além disso, sabe-se também que o selénio é muito importante para a saúde capilar.


9. Diminui o risco de aparecimento de cancro do intestino – As células do intestino grosso dependem da presença de vitamina B12 e de selénio para se poderem reparar e renovar. Como o bacalhau é um peixe rico nesses micronutrimentos, vai acabar por contribuir para uma melhor integridade do intestino grosso, e, consequentemente, vai diminuir o risco de aparecimento de cancro nesse local.

 

O consumo de bacalhau está associado à diminuição do risco de vários problemas de saúde, nomeadamente aterosclerose, queda de cabelo e cancro do intestino.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *