Duelo de alimentos

Duelo de Alimentos: Bolacha de água e sal vs. Bolacha Maria

As bolachas são um dos snacks mais populares em todo o Mundo. O seu sabor, a sua textura e o facto de serem práticas de consumir justificam esse estatuto… Devido a isso, atualmente existem dezenas e dezenas de variedades de bolachas, desde as mais simples às mais elaboradas. O duelo de hoje vai colocar frente-a-frente dois tipos de bolachas que são verdadeiros clássicos: de um lado temos a simples, mas irresistível, bolacha de água e sal, e do outro, a deliciosa bolacha Maria. Quem será que vai vencer?

Que comece o combate…

 

 

Analisando a tabela verifica-se que a bolacha Maria é menos calórica porque tem menos gordura. Por outro lado, a bolacha de água e sal contém menos hidratos de carbono, não contém colesterol e apresenta uma maior quantidade de proteína e de fibra. Quanto às vitaminas, há mais B1 e B3 na bolacha Maria, ao passo que o teor de B3 e ácido fólico é mais elevado na bolacha de água e sal. A bolacha Maria possui menos sódio mas mais cálcio e magnésio, enquanto que existe mais potássio, fósforo, ferro e zinco na bolacha de água e sal.

 

A bolacha Maria é menos calórica, mas de uma maneira geral a composição da bolacha de água e sal em macronutrientes e em minerais é mais equilibrada.

 

Concluindo, a bolacha de água e sal acaba por vencer este duelo. Como deu para constatar, foi um combate nutricional muito bem disputado, com algumas vantagens em ambos os lados, mas no final a bolacha de água e sal acabou por se destacar mais. Apesar de a bolacha Maria ser menos calórica, a composição nutricional da bolacha de água e sal é mais interessante ao nível dos macronutrientes e dos minerais. Além destas diferenças nutricionais, é importante também referir que uma é doce, e a outra é salgada, e esta acaba por ser uma característica fundamental na altura de escolher qual delas comer. Por último, gostaria de destacar que quando o objetivo é comer bolachas, quer a bolacha de água e sal, quer a bolacha Maria são boas opções, pois acabam por ter uma composição mais simples, sem níveis proibitivos de gordura ou de outros ingredientes menos adequados. Desde que consumidas na quantidade certa, como é óbvio… 😉

 

Veja aqui outros Duelos de Alimentos com bolachas:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *