Pão branco vs. bolachas Maria
Duelo de alimentos

Duelo de Alimentos: Pão branco vs. Bolacha Maria

Ontem, dia 16 de Outubro, comemorou-se o dia Mundial da Alimentação. No entanto, essa não foi a única data comemorativa a assinalar, pois nesse ida celebra-se também o Dia Mundial da Alimentação. Obviamente que eu não poderia deixar passar em claro essa situação, e por isso decidi fazer um Duelo de Alimentos que incluísse o pão branco. O seu oponente vai ser a bolacha Maria!

Aqui fica um resumo das principais diferenças nutricionais entre ambos…

 

Comparação pão vs. bolacha Maria

Do ponto de vista energético, pode observar-se uma diferença enorme entre o pão e as bolachas, sendo o pão bem menos calórico. Essa diferença é explicada principalmente por 2 fatores… Em primeiro lugar, o pão contém água, ou seja, uma parte do seu peso não contém calorias. Em segundo lugar, porque as bolachas contêm muito mais gordura. E já que estou a falar na gordura, há ainda outras diferenças importantes ao nível dos macronutrientes, pois o pão tem menos hidratos de carbono e mais fibra. Em relação às vitaminas, as bolachas Maria contêm mais vitaminas B1, B2 e E, enquanto que o pão contém mais ácido fólico. Quanto aos minerais, o cenário inverte-se, e o pão apresenta uma maior quantidade de zinco, sódio, fósforo e ferro, enquanto que as bolachas possuem uma maior quantidade de potássio.

 

O pão branco tem menos calorias, menos hidratos de carbono e mais fibra do que as bolachas Maria. Além disso, é muito mais rico do ponto de vista dos sais minerais. Por outro lado, as bolachas apresentam uma maior quantidade de vitaminas na sua composição.

 

Portanto, sem grandes surpresas, o pão é o vencedor deste duelo. Isto não significa que esporadicamente não possa ser substituído por bolacha Maria, mas conforme dá para perceber neste duelo, do ponto de vista nutricional não é a mesma coisa. Ou seja, o pão é uma opção bem mais interessante e por isso deve ser dada preferência a este alimento. Deve é ter em atenção o que escolhe como recheio, mas isso já é outra conversa…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *