Duelo de alimentos

Duelo de Alimentos: Queijo Brie vs. Queijo Cheddar

O queijo é uma das grandes tentações alimentares para muitas pessoas. Por todo o mundo existem centenas e centenas de variedades, com sabores, texturas, cores e aparências muito distintas. Cada um tem as suas particularidades, que o tornam único e diferente de todos os outros. O duelo de hoje vai colocar frente-a-frente dois queijos que apesar de não serem Portugueses, são bastante consumidos no nosso país. De um lado, vindo diretamente de França, temos o queijo Brie. Do outro lado, proveniente de Inglaterra, temos o queijo Cheddar. Quem será que vai vencer?

Que comece o combate…

 

 

Analisando a tabela, verifica-se que o queijo Brie é menos calórico, pois apresenta menos gordura. Dentro desta, há a destacar o facto de o teor de gordura saturada e de colesterol serem mais baixos no queijo Brie, ao passo que o queijo Cheddar possui mais gordura insaturada, e mais proteína. Quanto às vitaminas, há mais vitaminas B1, B3, ácido fólico e E no queijo Brie, porém a quantidade de vitamina A e de vitamina B12 é mais elevada no queijo Cheddar. Em relação aos minerais, o queijo Brie contém mais potássio, mais ferro e menos sódio, enquanto que o queijo Cheddar apresenta mais cálcio, fósforo, magnésio e zinco.

 

O queijo Brie é menos calórico e apresenta uma composição em macronutrientes e em vitaminas mais interessante.

 

Portanto, o vencedor deste duelo é o queijo Brie. Contrariamente ao que muitos poderiam pensar, este é menos calórico e significativamente menos gordo do que o queijo Cheddar. Além disso, é mais rico em vitaminas, ainda que quanto aos minerais o Queijo Cheddar apresente uma composição mais variada. Apesar do desfecho deste duelo, é importante destacar que ambos os queijos analisados devem ser consumidos com bastante moderação, principalmente por causa do seu elevado teor de gordura saturada. Além disso, também apresentam níveis muito elevados de sódio que, quando consumido em excesso, pode potenciar o aparecimento de hipertensão arterial (mais informações sobre a hipertensão arterial neste post). Mas somando todas as características nutricionais, a vitória acaba por ir para França, e para o seu famoso queijo Brie!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *