Mito ou verdade

Mito ou Verdade: O café com óleo de coco (café turbinado) é bom para emagrecer

Seja por causa do seu sabor, do seu efeito estimulante ou mesmo pela componente social, o café é uma das bebidas mais consumidas em todo o Mundo (mais informações sobre os benefícios do café neste post). Existem muitas formas diferentes de tomar café, desde o convencional expresso, até ao abatanado, café curto, Irish Coffee, pingo, “com cheirinho”, entre tantas outras… Nos últimos anos, em grande parte devido à popularidade da Dieta Paleo (mais informações sobre esta dieta neste post), surgiu uma nova forma, chamada café turbinado, que basicamente consiste em misturar no café uma colher de óleo de coco. Este café turbinado supostamente é bom para quem quer emagrecer. Mas será que esta ideia é verdade, ou será mito?


O emagrecimento é um processo muito complexo. No entanto, apesar da sua complexidade, tem sempre na sua base uma ideia simples, que é o défice calórico. Ou seja, só se consegue emagrecer se se consumir menos calorias do que as que se gasta. E esta ideia vai ser muito importante para analisar o Mito ou Verdade de hoje… Na sua forma simples, o café não apresenta uma quantidade de calorias significativa, pelo que o seu consumo não tem impacto no total de calorias consumido durante o dia. Além disso, contém cafeína, que sendo um estimulante, ajuda o corpo a gastar umas calorias extra (mais informações sobre esse assunto neste post). Já o óleo de coco é um alimento muito calórico, pois é composto apenas por gordura, com quase 900kcal por 100g! Ou seja, uma colher de chá, com cerca de 5g, contém quase tantas calorias como uma maçã pequena. O que é defendido é que o óleo de coco em combinação com a cafeína acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura, mas não há nenhuma evidência científica que justifique essa afirmação.

 

A adição de óleo de coco ao café não só não vai fazer emagrecer, como vai tornar o café muito mais calórico.

 


Portanto, ao misturar-se óleo de coco no café, na realidade está-se a transformar este último num alimento com uma quantidade de calorias significativa (isto mesmo assumindo que “apenas” se adiciona uma colher de chá, pois quanto mais se adicionar, maior será o impacto calórico), pelo que se trata, na realidade, de uma má opção para quem quer perder peso, ou manter o peso baixo. Além disso, convém não esquecer que o óleo de coco é composto por gordura saturada (mais informações sobre o óleo de coco neste post), pelo que o seu consumo deve ser muito moderado.


Conclusão: MITO!

 

Mais Mitos ou Verdades sobre o emagrecimento:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *