O que é que faz engordar: pão simples ou com recheio
Mito ou verdade

Mito ou Verdade: O pão simples não faz engordar, mas sim o que se coloca no seu interior

O pão é um alimento que tem vindo a ser envolvido em ideias pré-feitas e mitos nos últimos anos… Já nem sequer vou discutir a questão do glúten (ainda não, pois seguramente que esse assunto terá direito a vários posts…), mas o que é certo é que há quem o defenda, e há quem o retire completamente da alimentação. Uma das ideias que se ouve dizer frequentemente é que o pão não faz engordar, o que faz engordar é o recheio que é colocado no seu interior. Será que esta ideia está correta?


Para responder à questão, tenho que começar por definir o conceito de engordar… Dito de uma forma simples, engordar significa ganhar gordura (atenção que isto é diferente de ganhar peso, pois há outros fatores que contribuem para o peso de uma pessoa!). E quando é que se ganha gordura? Quando o total de calorias que são consumidas é superior ao total de calorias que é gasto pela pessoa. Como deve imaginar, uma das perguntas que mais vezes me fazem é se determinado alimento engorda. Mas a minha resposta é sempre a mesma… depende da quantidade que come desse alimento, e depende do que come além desse alimento. Como fonte de hidratos de carbono, o pão é um excelente alimento. Como se trata de um alimento que apresenta uma quantidade de água significativa na sua composição, ao contrário do que muita gente pensa o pão é das fontes de hidratos de carbono menos calóricas (muito menos do que qualquer bolacha, mesmo as “mais light”). Mas será que isto significa dizer que o pão não faz engordar? Claro que não, pois fornece calorias (um pão pequeno tem cerca de 100-120kcal). No entanto, desde que consumido na quantidade adequada, não tem que ser sinónimo de ganho de gordura. Quanto ao que se coloca no interior do pão, o impacto calórico que pode ter no resultado final pode ser muito variável. Para ter uma ideia, uma fatia de fiambre tem cerca de 20-40 kcal, uma fatia de queijo pode ir até às 70 kcal, e uma dose generosa (mas não demasiado exagerada) de creme de cacau e avelãs pode ultrapassar as 100 kcal.

 

A quantidade de calorias que um pão pequeno fornece pode ser maior ou menor do que as calorias do seu recheio. Ou seja, ambos contribuem para o total de calorias ingerido e, consequentemente, para a composição corporal de cada pessoa.

 


Portanto, quer o pão, quer o recheio do pão têm calorias, e por isso qualquer um deles poderá ter um impacto importante no total de calorias consumido e, consequentemente, na quantidade de gordura que uma pessoa tem acumulada. A ideia de que o pão não faz engordar é, por isso, errada, e a ideia de que numa sandes o mau da fita é o recheio também não tem que ser necessariamente verdade, pois se há de facto recheios que são verdadeiros atentados nutricionais, também há recheios que têm muito menos calorias do que o próprio pão…


Conclusão: MITO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *