Mito ou verdade

Mito ou Verdade: Não se deve temperar o tomate com vinagre

O tomate é um alimento que, apesar de pertencer à família das frutas, é normalmente consumido como se fosse um legume. Uma das formas mais comuns de o consumir é fresco, como acompanhamento de refeições. Há quem o consuma ao natural, mas muitas vezes acaba por ser temperado. É exatamente sobre esse tempero que vou falar no post de hoje. Por vezes ouve-se dizer que não se deve temperar o tomate com vinagre, pois faz mal à saúde (e em particular ao estômago). Será mito, ou será verdade?


O tomate é um alimento ácido. A acidez é normalmente medida recorrendo a um parâmetro chamado pH. Dito de uma forma simples, valores de pH abaixo de 7 são ácidos, e acima de 7 são alcalinos. O pH do tomate está compreendido entre 4,3 e 4,9, ou seja, não há dúvida que se trata de um alimento ácido. Já no caso do vinagre, o seu pH normalmente ronda 2-3 unidades, portanto, é ainda mais ácido do que o tomate. Muito provavelmente, a ideia de que estes alimentos não se devem misturar deve ter surgido porque se tratam de dois alimentos ácidos. No entanto, do ponto de vista de saúde, não há nenhum problema em combiná-los. A mistura fica ácida, mas desde que a pessoa goste, e não sofra de nenhum problema de intolerância à acidez (gastrite, por exemplo), não há nenhuma contraindicação associada ao seu consumo.

 

O tomate e o vinagre são dois alimentos ácidos, mas que podem ser combinados, sem consequências negativas para a saúde.

 


Portanto, o tomate e o vinagre são alimentos ácidos, mas que podem perfeitamente ser misturados. Por isso, se gosta de temperar o tomate com vinagre, mas não o faz com medo de ficar com algum problema de saúde, pode fazê-lo e ficar descansado, pois isso não vai acontecer.


Conclusão: MITO!

Aqui ficam mais algumas sugestões de artigos sobre o tomate:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *