Alimentos

Tomate: sempre presente, sempre importante!

O tomate é uma fruta (sim, é mesmo uma fruta!) que, ao contrário da maior parte das frutas, é consumida como se fosse um hortícola, seja como acompanhamento ou como ingrediente de inúmeras receitas salgadas. O seu sabor e o facto de não ser doce são os principais motivos para essa situação.


Apesar de tradicionalmente ser vermelho, na realidade existem tomates com muitas cores diferentes, que vão desde o castanho até ao amarelo, laranja, roxo ou mesmo azul. Quanto à sua forma, tradicionalmente é arredondado, mas mais uma vez a variabilidade é muito grande, podendo ser ovalado, achatado, em forma de coração, … E mesmo em relação ao tamanho, também pode variar imenso, desde os pequenos tomates cereja até tomates coração de boi que podem atingir quase 1kg! Ou seja, esta multiplicidade de cores, formas e dimensões faz com que ao nível do sabor e da textura também haja diferenças enormes, bem como do ponto de vista nutricional.

 

O tomate é uma fruta que apresenta muitas cores, formas e tamanhos diferentes. Devido a isso, o seu sabor, textura e composição nutricional é também muito variável.

 


Apesar do tomate estar fortemente associado à alimentação Mediterrânica (mais informações sobre a alimentação Mediterrânica neste post), é originário da região ocidental da América do Sul, nomeadamente Colômbia, Equador, Peru Chile e Bolívia. Pensa-se que a primeira variedade de tomate seria semelhante ao tomate cereja. Os Aztecas foram dos primeiros povos a cultivar tomates, sendo que a palavra tomate parece ter derivado da palabra “tomatl”, que significa “o fruto inchado”.


Apesar de poder ser consumido na sua forma natural, cerca de 1/3 dos tomates produzidos acabam por ser transformados noutros produtos, tais como polpa de tomate, ketchup, sumo ou tomates enlatados. Os principais produtores de tomate são a China, os países da União Europeia, Índia, Estados Unidos e Turquia, sendo que o México é o principal exportador de tomates à escala mundial.

 

O tomate é originário da América do Sul, mas atualmente é produzido um pouco por todo o mundo.

 


O tomate é um alimento extremamente nutritivo, mas que ao mesmo tempo fornece poucas calorias, ou seja é um alimento nutricionalmente muito denso. Além da sua riqueza nutricional, apresenta ainda na sua composição vários compostos bioativos, sendo que há um que merece claramente um destaque especial, que é o licopeno. Esta substância pertence à família dos carotenóides e é um dos antioxidantes mais poderosos que pode ser obtido a partir da alimentação (mais informações sobre os antioxidantes neste post).


O que é que se pode encontrar em 100g de tomate?
23 calorias
3,5g hidratos de carbono
0,8g proteínas
0,3g gordura
1,3g fibra
22% da DDR (dose diária recomendada) de vitamina C
11% da DDR de vitamina B6
9% da DDR de vitamina A e de ferro
8% da DDR de vitamina E


Curiosidade: Sabia que o tomate é o quarto alimento de origem vegetal mais consumido nos Estados Unidos (os primeiros três são as batatas, alface e cebola)?

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *