Alimentos

Amaranto: o “ouro” comestível dos Aztecas

O amaranto é uma semente que se obtém a partir de uma planta que, em várias regiões do mundo é considerada uma erva daninha (cada planta pode produzir até 60000 sementes de amaranto!). Atualmente são conhecidas cerca de 60 variedades diferentes. As suas semelhanças com a quinoa (mais informações aqui) são evidentes, a nível do aspeto, mas também em termos nutricionais.
Esta semente era um elemento central da alimentação dos Aztecas, sendo amplamente consumida até à chegada dos descobridores Espanhóis. Infelizmente, nessa altura a maior parte das plantações de amaranto foram destruídas, o que contribuiu de forma decisiva para que esta fantástica semente começasse a ser muito menos consumida. Além do seu papel na alimentação, o amaranto era também muito importante do ponto de vista cultural, pois era utilizado em diversas cerimónias Aztecas.
A planta do amaranto é bastante resistente, e apesar de se dar melhor em altitudes mais elevadas, consegue crescer em quase qualquer altitude, desde que o clima seja temperado e em solos com boa drenagem. Devido a isso, é atualmente cultivada não só na América do Sul, mas também na China, Rússia, Tailândia, Nigéria e EUA. Além disso, faz já parte da cozinha tradicional nalgumas regiões da Índia, Nepal e de alguns países Africanos.
Do ponto de vista nutricional, é uma excelente fonte de proteínas, minerais e vitaminas. Apresenta também vários compostos bioativos, nomeadamente antioxidantes e fitoesteróis, o que tornam o amaranto um super-alimento que pode e deve ser incluído no padrão alimentar de qualquer pessoa.
O que é que se pode encontrar em 100g de amaranto cozido?
– 102kcal
– 18,7g hidratos de carbono
– 3,8g proteína
– 1,6g gordura (0% gordura saturada!)
– 2,1g fibra
– 43% da DDR (dose diária recomendada) de manganês
– 22% da DDR de magnésio
– 21% da DDR de fósforo
– 18% da DDR de selénio
– 15% da DDR de cobre
– 14% da DDR de ferro
– 12% da DDR de zinco
– 7% de potássio
– 8% da DDR de vitamina B6
– 5% da DDR de cálcio

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *