Nutrição geral

O que são os compostos bioativos?

Normalmente quando pensamos num alimento saudável, temos tendência a valorizar as suas calorias, os seus macronutrientes (mais informações sobre os macronutrientes netes post), os seus micronutrientes (mais informações sobre os micronutrientes neste post) ou mesmo a presença de aditivos alimentares (mais informações sobre os aditivos alimentares neste post) ou contaminantes (mais informações sobre contaminantes alimentares neste post). Na realidade, todas estas características são muito importantes, e devemos tê-las em consideração. Mas há outros aspetos que também devem ser destacados… Provavelmente já ouviu falar em compostos bioativos, ou fitoquímicos. Mas sabe o que é que são estas substâncias?


Os compostos bioativos são substâncias que não pertencem à classe dos nutrientes, ou seja, não são indispensáveis para o correto funcionamento do nosso corpo. Dito de uma forma simples, não vou ter problemas de saúde se não os ingerir. Mas atenção que isto não significa que não são importantes… Na realidade, os compostos bioativos são, como o próprio nome sugere, compostos que têm atividade biológica, ou seja, que vão conferir algum tipo de mais-valia a quem os ingere. Portanto, o seu consumo não é obrigatório, mas pode ser vantajoso. São uma espécie de “bónus nutricional”…

 

Os compostos bioativos são substâncias que não sendo indispensáveis para o funcionamento do organismo, podem ajudá-lo a funcionar melhor.

 


De uma maneira geral, estas substâncias são de origem vegetal (e por isso podem também ser chamadas de fitoquímicos), onde desempenham funções de defesa e de capacidade de adaptação ao ambiente que as rodeia. E é isso mesmo que os compostos bioativos vão fazer no nosso corpo, vão prepara-nos para lidarmos melhor com os desafios a que nos sujeitamos diariamente.


A principal classe de compostos bioativos são os que desempenham função antioxidante (mais informações sobre os antioxidantes neste post). Claro que há antioxidantes que são vitaminas, por exemplo, e nesse caso já não entram na categoria de “compostos bioativos”, mas há muitas substâncias que não sendo vitaminas, podem ter um papel muito relevante como defesa contra os danos oxidativos. Consequentemente, podem ajudar a desacelerar o envelhecimento e a diminuir o risco de aparecimento de várias doenças crónicas, tais como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 ou vários tipos de cancro, por exemplo. Há ainda compostos bioativos com papel anti-inflamatório, sendo que estes são igualmente uma arma poderosa na prevenção de aparecimento de muitas doenças crónicas, nas quais a inflamação desempenha um papel importante. E depois temos um número enorme de compostos bioativos com funções mais específicas, que podem ajudar a otimizar determinadas características do nosso corpo.

 

As principais classes de compostos bioativos são os que apresentam função antioxidante e/ou anti-inflamatória.

 


Portanto, os compostos bioativos são mais um aspeto muito importante que devemos valorizar na altura de efetuarmos as nossas escolhas alimentares. Apesar de não serem indispensáveis, podem ser um aliado muito importante na preservação da saúde, que é algo que todos devemos ter em atenção!

São muitas as razões para passar a consumir mais legumes diariamente:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *