Nutrição geral,  Nutrimentos

O que são e para que servem os micronutrientes?

Os micronutrientes são, conforme já referi num post anterior (pode consultar esse post aqui), componentes dos alimentos que estão presentes em quantidades bem mais pequenas do que os macronutrientes. No entanto, isso não significa que são menos importantes, pois são igualmente indispensáveis para o correto funcionamento do nosso corpo. Globalmente os micronutrientes podem ser divididos em dois grandes grupos: as vitaminas e os minerais. E normalmente quando se houve falar em vitaminas e minerais, a tendência é para valorizar mais as primeiras, achando que eventualmente estas são mais importantes do que os minerais. Mas novamente isso não corresponde à verdade, pois quer as vitaminas quer os minerais são igualmente importantes!
Em relação às vitaminas, já tive oportunidade de lhes dedicar um post inteiro (pode consultar esse post aqui). São substâncias complexas, que podem ser divididas em vitaminas solúveis em água (vitaminas do complexo B e vitamina C) e vitaminas insolúveis em água (vitaminas A, D, E e K). De uma maneira geral, as funções desempenhadas pelas vitaminas são muito variadas, podendo funcionar como defesa antioxidante (vitaminas C e E, por exemplo), ou desempenhar funções mais específicas no metabolismo. Uma coisa é certa: independentemente da função que desempenham, deve-se garantir níveis adequados de todas elas! De uma maneira geral todas as vitaminas poderem ser obtidas a partir de várias fontes alimentares, mas gostaria de destacar o caso da vitamina B12, que é uma vitamina de origem animal e, por isso, não consumida pelos vegetarianos mais restritos (mais informações sobre esse assunto aqui).
Quanto aos minerais, que também são conhecidos como sais minerais, também desempenham muitas funções diferentes. Alguns são importantes para as nossas defesas, outros para a saúde e função do sangue, outros ainda para a obtenção de energia ou para o trabalho muscular. São muitos os minerais necessários para o funcionamento normal do organismo, sendo que as suas fontes alimentares também são muito variadas. Todos podem ser encontrados em alimentos de origem vegetal e animal. No entanto, a sua abundância e biodisponibilidade pode ser muito diferente consoante o alimento que se considere.
Por fim, gostaria também de falar sobre uma classe de substâncias que apesar de não serem considerados micronutrientes, podem ajudar o nosso corpo a funcionar de forma mais adequada. Não são considerados nutrientes porque não são indispensáveis, são como que uma espécie de “bónus”, ou seja, se estiverem presentes em quantidade adequada são vantajosos, mas se estiverem ausentes não perdemos nenhuma função. Globalmente estas substâncias são chamadas de substâncias bioativas, e são claramente mais abundantes nos alimentos de origem vegetal. Novamente as funções que desempenham podem ser muito variadas, sendo que a mais conhecida é a função antioxidante, ou seja, ajudam a proteger as células contra danos e, consequentemente, preservam a função e a saúde das mesmas. Além disso, existem também substâncias bioativas com funções anti-inflamatórias, reguladoras do funcionamento do intestino, reguladoras do funcionamento do sistema imunitário, etc. Ou seja, apesar de não serem indispensáveis, as suas funções podem ser uma clara mais-valia para a nossa saúde.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *