Duelo de alimentos

Duelo de Alimentos: Batata vs. Batata-doce

Hoje decidi dar início a um tipo de post diferente… duelo de alimentos!
Com estes posts pretendo comparar diretamente as principais características nutricionais de dois alimentos, dando destaque apenas às principais diferenças entre ambos. Não pretendo “denegrir” a imagem de nenhum alimento, mas de certeza que algumas crenças e mitos vão ser abalados… E nada melhor para começar do que comparar a batata tradicional com a batata doce!
Acredito que após analisar a tabela seguinte, vai haver muita gente que vai ficar surpreendida, pois a batata-doce é um alimento que está na moda, seja para quem quer emagrecer, seja para quem pratica exercício físico, por exemplo.

Fazendo uma análise rápida, a batata tradicional apresenta várias vantagens em relação à batata-doce: é menos calórica, tem menos hidratos de carbono e mais proteína. Apresenta ainda um teor de vitamina B3, B6 e B9 mais elevado, bem como de sódio, potássio e fósforo. Por outro lado, a batata-doce contém mais fibra, vitamina A (esta é, na minha opinião, a principal mais-valia da batata-doce!), vitamina C, vitamina E e cálcio.
Portanto, de uma maneira geral este duelo parece-me ganho pela batata tradicional, pelo menos para a maior parte das características analisadas. Não quero com isto dizer que não se deve consumir batata-doce, mas sim que a sua popularidade crescente nos últimos tempos talvez não seja assim tão justificada. Ou seja, se gosta de batata-doce, coma-a porque faz parte das suas preferências, e não porque é uma moda ou porque é uma melhor opção do que a batata tradicional.

Surpreendidos?

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *