Alimentos

7 (boas!) razões para comer espinafres

Os espinafres são um alimento delicioso (mais informações sobre os espinafres neste post), que apresentam uma elevada versatilidade culinária (mais informações sobre como consumir espinafres neste post). Como se isso não bastasse, apresentam uma composição nutricional muito interessante, pelo que o seu consumo tem vindo a ser associado a vários potenciais benefícios:
1. São uma excelente fonte de vitamina K – Os espinafres são um dos alimentos mais ricos em vitamina K, que é uma vitamina indispensável para a coagulação sanguínea e para a estrutura e, consequentemente, função dos ossos. Na realidade, são precisos apenas 25g de espinafres para se obter a dose diária recomendada desta vitamina tão importante para o correto funcionamento do nosso corpo.


2. São muito ricos em antioxidantes – Além da sua composição nutricional que, por si só, já é extremamente rica, os espinafres apresentam ainda vários compostos bioativos com função antioxidante (mais informações sobre os antioxidantes neste post). Neste contexto, há a destacar o caempferol e a quercetina, que são dois antioxidantes muito poderosos e cujo consumo tem sido relacionado com a diminuição do risco de várias doenças crónicas.


3. Contribuem para a saúde ocular – Os espinafres são uma excelente fonte de vitamina A, que é indispensável para o funcionamento dos olhos. Mais concretamente, é utilizada como o pigmento visual que capta a luz visível e a converte num sinal elétrico para o cérebro. Além disso, possuem na sua composição luteína e zeaxantina, que são dois carotenóides com função antioxidante, muito importantes para a saúde ocular. Mais concretamente, ambas as substâncias protegem os olhos dos danos associados ao envelhecimento, e em particular da degeneração macular e das cataratas, que são duas das principais causas de perda irreversível de visão a partir dos 50 anos.


4. Contribuem para a saúde dos ossos – Os espinafres apresentam na sua composição vários nutrientes importantes para a saúde do tecido ósseo. Além da vitamina K, que é fundamental para a produção de uma proteína óssea chamada osteocalcina, os espinafres contêm ainda magnésio, cálcio e vitamina C, que são elementos indispensáveis para a manutenção da estrutura e composição dos ossos.

 

Devido à sua rica composição nutricional, O consumo de espinafres contribui para uma melhor saúde dos olhos e dos ossos.

 


5. Contribuem para a saúde da pele – Os espinafres possuem quantidades elevadas de duas vitaminas fundamentais para a pele: a vitamina A e a vitamina C. A primeira é muito importante para a hidratação e maleabilidade cutânea. A segunda é indispensável para a produção de colagénio, uma das proteínas mais abundantes da pele, sendo por isso muito importante para a manutenção da integridade da pele, bem como para a sua renovação e/ou cicatrização.


6. Contribuem para diminuir a pressão arterial – A hipertensão arterial é um grave problema de saúde pública (mais informações sobre a hipertensão arterial neste post). Os espinafres ajudam a a prevenir e/ou combater a mesma através de várias formas. Em primeiro lugar, apresentam um teor de potássio elevado. Este mineral desempenha várias funções muito importantes no nosso corpo, sendo que uma delas passa pela diminuição da pressão sanguínea. Em segundo lugar, são um alimento rico em nitratos (mais informações sobre os nitratos neste post), que por sua vez são substâncias que promovem a vasodilatação, ou seja, o aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos. Consequentemente, a pressão arterial diminui.


7. Apresentam potencial anti-inflamatório – Os espinafres possuem na sua composição vários compostos bioativos com potencial anti-inflamatório. Neste contexto, há a destacar a espinacetina, patuletina, a jaceidina, as metilenedioxiflavonas, a neoxantina e a violaxantina. Devido a isso, o consumo de espinafres pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de várias doenças crónicas, tais como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 ou mesmo alguns tipos de cancro.

 

O consumo de espinafres ajuda a manter mais baixa a pressão arterial, e a diminuir a resposta inflamatória.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *