Alimentos

Pimento: belo por fora, delicioso por dentro

O pimento é uma fruta (sim, é mesmo uma fruta!) que pertence à família do tomate, da fruta pão e, obviamente, da malagueta (também chamada de chili). Aliás, em várias línguas o pimento é chamado de “malagueta doce”. Em inglês é chamado “bell pepper”, devido à sua aparência em forma de sino.


Estima-se que o pimento começou a ser consumido pelas tribos índias da América do Sul e da América Central, por volta de 7000 a.C., tendo a sua produção começado cerca de 2000 anos mais tarde. Após a colonização Espanhola, foi trazido para a Europa, e o seu sabor, beleza e versatilidade culinária fazem com que atualmente seja consumido um pouco por todo o Mundo. A China é o maior produtor mundial de pimento, seguida do México e da Indonésia.

 

O pimento é uma fruta originária da América do Sul e da América Central.

 


Existem pimentos de muitas cores diferentes, nomeadamente verde, vermelho, amarelo, laranja ou roxo, sendo que cada um apresenta características próprias ao nível do sabor, da textura e da própria composição nutricional. Neste contexto, é de destacar que o pimento vermelho contém mais vitamina A (mais informações sobre a vitamina A neste post) e vitamina C (mais informações sobre a vitamina C neste post), apresentando ainda licopeno na sua composição, que é um antioxidante muito potente (mais informações sobre os antioxidantes neste post), encontrado principalmente no tomate (mais informações sobre o tomate neste post). De uma maneira geral, quanto menos maduro estiver o pimento, mais amargo é o seu sabor, sendo que à medida que vai amadurecendo, torna-se mais doce.


Além de todo o seu potencial culinário, que o tornam um dos alimentos de maior consumo à escala mundial, também é de destacar a sua composição nutricional muito interessante, nomeadamente o seu elevado teor de vitamina C e de outros antioxidantes. Como se isso não bastasse, cerca de 92% do seu peso é água, ou seja, é um alimento muito pouco calórico. Apesar de conter poucos hidratos de carbono, estes são na sua maioria hidratos de carbono simples (açúcares), e por isso é que o sabor do pimento é adocicado.

 

O pimento é muito rico em vitamina C e em antioxidantes, e apresenta um baixo potencial calórico.

 


O que é que se pode encontrar em 100g de pimento?
27 calorias
2,7g hidratos de carbono
1,6g proteína
0,6g gordura
2g fibra
100% da DDR (dose diária recomendada) de vitamina C
24% da DDR de vitamina A e vitamina B6
8% da DDR de ferro
7% da DDR de ácido fólico

Sabia que…
– Há populações que utilizam os pimentos vermelhos como decorações no Natal?
– Os pimentos vermelhos são pendurados em fios como símbolo de hospitalidade no Novo México?
– O pimento em pó e a oleorresina do pimento são utilizados como alimento para tornar mais viva a cor das penas dos flamingos e dos peixes koi?

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *