Nutrimentos

O que é (e para que serve) o fósforo?

O fósforo é um micronutriente que pertence à família dos minerais (mais informações sobre os micronutrientes nest post). Este enconta-se presente em todo o nosso corpo, sob a forma de fosfato, sendo o segundo mineral mais abundante no organismo (a seguir ao cálcio), correspondendo a cerca de 1% da nossa massa corporal. Apesar de normalmente se associar o fósforo aos ossos e dentes, dos quais é, de facto, um dos principais constituintes (cerca de 85% do fósforo encontra-se nestes tecidos), todas as células contêm inúmeras moléculas com fósforo na sua composição. Devido a isso, não é de estranhar que o fósforo desempenhe muitas funções diferentes, nomeadamente a função estrutural (ossos), obtenção de energia por parte das células e transmissão de características hereditárias de umas células para as outras. É ainda muito importante para o funcionamento do sistema nervoso e dos rins, bem como para a contração muscular. Por último, há ainda a destacar o papel fundamental do fósforo na manutenção do pH dentro das células, ou seja, é fundamental para que o interior das nossas células não fique demasiado ácido ou alcalino.


Apesar de ser um mineral muito importante, o consumo de fósforo pode interferir com alguns medicamentos, sendo que o contrário também se verifica, ou seja, há medicamentos que podem afetar os níveis de fósforo. Por exemplo, o consumo de antiácidos à base de hidróxido de alumínio e/ou carbonato de cálcio pode originar uma diminuição nos níveis de fosfato, uma condição chamada hipofosfatemia. Podem ainda agravar quadros de deficiência de fósforo. Também o consumo de diuréticos, nos quais se incluem alguns medicamentos para a hipertensão arterial (mais informações sobre a hipertensão arterial neste post) pode promover uma diminuição dos níveis de fósforo. Uma situação semelhante pode ser observada associada à administração de insulina. Por outro lado, há alguns laxantes que contêm fosfato de sódio, o que significa que o seu consumo de forma desregrada pode potenciar um aumento dos níveis de fosfato (hiperfosfatemia). Alguns corticosteróides e suplementos de potássio podem igualmente induzir um aumento nos níveis de fósforo.

 

O fósforo é um mineral que desempenha muitas funções no nosso corpo, sendo de destacar o seu papel muito importante nos ossos e dentes.

 


A quantidade de fósforo que se deve ingerir depende essencialmente da idade da pessoa, tal como é possível observar na tabela seguinte:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *