Comparação nutricional entres os feijões branco e frade
Duelo de alimentos

Duelo de Alimentos: Feijão branco vs. Feijão frade

As leguminosas são um grupo de alimentos com propriedades nutricionais fantástica. Apresentam uma riqueza notável não apenas ao nível dos macronutrientes mas também dos micronutrientes. De entre as leguminosas, talvez a mais consumida sejam os feijões (mais informações sobre os feijões neste post). Além da sua excelente composição nutricional, que faz com que o seu consumo esteja associado a vários potenciais benefícios para a saúde humana (mais informações sobre esse assunto aqui), também o seu sabor, textura, baixo custo e versatilidade culinária (mais informações sobre como consumir feijão neste post) tornam os feijões um aliado culinário muito interessante. O duelo de hoje vai colocar frente-a-frente dois feijões muito consumidos em Portugal, o feijão branco e o feijão frade

Que comece o duelo…

 

Análise nutricional ao feijão branco e ao feijão frade

Analisando a tabela, verifica-se que o feijão branco contém menos calorias e hidratos de carbono do que o feijão frade, mas mais fibra. Por outro lado, o seu conteúdo em proteína é inferior ao deste último. A riqueza vitamínica do feijão frade é superior, nomeadamente ao nível das vitaminas A, B1, B3 e ácido fólico. Já do ponto de vista mineral, o feijão branco apresenta mais sódio, potássio, cálcio, ferro e magnésio, enquanto que os níveis de zinco e fósforo no feijão frade são mais elevados.

 

A composição do feijão branco em macronutrientes e minerais é superior à do feijão frade, que do ponto de vista das vitaminas apresenta um maior valor nutricional.

 

Concluindo, o vencedor deste duelo é o feijão branco. A vitória foi renhida, pois em relação aos macronutrientes o feijão branco é mais interessante, mas ao nível das vitaminas o feijão frade apresenta uma maior riqueza. O que acaba por desempatar este duelo é a composição mineral do feijão branco. De qualquer das formas, qualquer um destes tipos de feijão é uma excelente opção para ser incluída rotineiramente num padrão alimentar equilibrado e saudável. Nunca é demais relembrar que a atual Roda dos Alimentos tem uma fatia dedicada às leguminosas, ou seja, deve consumir diariamente este tipo de alimentos…

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *