Alimentos

Feijão: como consumir

Os feijões são um alimento extremamente versátil! São muitas as formas de os cozinhar, e de os consumir, ou seja, é muito difícil alguém não gostar de pelo menos uma dessas formas. Há quem os consuma ao pequeno-almoço (são presença quase obrigatória nos célebres pequenos-almoços ingleses…), na sopa, como acompanhamento, como prato principal ou mesmo como ingrediente de deliciosas sobremesas (os célebres pastéis de feijão de Torres Vedras, por exemplo!).
Apesar de ser possível comprar os feijões já cozidos, muita gente prefere utilizá-los a partir da versão seca. Nesse caso, a primeira etapa é demolhar os feijões. Antes de iniciar o processo deve lavar bem os feijões, pois muitas vezes eles são tratados com produtos para evitar o crescimento de pequenos insetos (gorgulho). Seguidamente deve deixar os feijões de molho com uma quantidade de água bastante superior ao volume ocupado pelos feijões (porque senão estes ao incharem podem ficar com partes fora de água e se isso acontecer não ficam bem hidratados). Uma questão importante quando se demolham os feijões está relacionada com a velocidade do processo. Por sua vez, esta depende da temperatura da água. Ou seja, quanto mais fria estiver a água, mais tempo será necessário aguardar até os feijões estarem demolhados. Devido a isso, é possível aquecer os feijões com a água para acelerar o processo. Nos casos em que se utiliza água quente, ou se ferve os feijões com a água, deve ter em atenção que o processo deve ser parado com água fria corrente. Em relação ao tempo que o processo demora, se for com água fria normalmente são necessárias 8-10 horas, enquanto se se ferver os feijões com a água basta 1h, ou pouco mais. Do ponto de vista nutricional, a melhor opção é a utilização da água fria, pois ocorrem menos perdas nutricionais, sendo que parece ser também favorável na prevenção do aparecimento de flatulência (“gases”) quando forem consumidos.
Após estarem demolhados, os feijões devem ser passados por água e cozidos em água fresca. Uma vez que o tempo de cozedura dos feijões depende não apenas da sua variedade, mas também da sua idade, evite cozer feijões de diferentes lotes ao mesmo tempo. Caso contrário, arrisca-se a ter uma mistura de feijões com diferentes graus de cozedura. A melhor forma de ver se o feijão já está cozinhado, é apertar um feijão entre os dedos e se o conseguir esmagar, pode terminar a cozedura.
Os feijões tendem a absorver a maioria dos sabores usados durante a sua cozedura. Sabe-se que alimentos ácidos (vinagre, sumo de limão, tomate ou vinho, por exemplo), melhoram não apenas o sabor dos feijões, mas também ajudam a diminuir o tempo de cozedura. As cebolas e os pimentos são também excelentes aliados dos feijões, bem como as ervas aromáticas e as especiarias. Se quiser usar sal, deve adicioná-lo só na parte final da cozedura, pois o sal tende a deixar os feijões mais duros.
Depois de cozidos, é só deixar a imaginação fazer o seu trabalho. Use os feijões em sopas (inteiros ou em creme), acompanhamentos (individualmente, como nas feijoadas, ou em combinação com outros alimentos, como o arroz de feijão, por exemplo), saladas, faça puré, almôndegas, hambúrgueres, enfim, a versatilidade dos feijões é enorme. Pode ainda usar os feijões cozidos como ingrediente em sobremesas deliciosas. Além disso, pode também triturar os feijões secos e usar a farinha resultante em receitas de pão, bolachas, bolos, ou então pode usá-la como espessante em molhos, estufados, ou outras receitas.
Se optar por consumir os feijões enlatados, tenha em atenção que normalmente estes têm um elevado teor de sal, ou seja, pode não ser a melhor opção para quem sofre de hipertensão arterial. Se os utilizar, deve lavar muito bem com água fria antes de os utilizar, e tenha depois em atenção que mesmo assim provavelmente terá que usar menos sal na preparação da comida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *