Alimentos

Pimento: como consumir

O pimento é um alimento muito consumido em todo o Mundo (mais informações sobre o pimento neste post). Além da sua riqueza nutricional, também a sua aparência, sabor e versatilidade culinária contribuem para uma utilização muito diversificada deste delicioso alimento.


Na altura de escolher os pimentos, deve verificar se a pele se encontra íntegra, e se a textura é firme. Caso esteja amolecido, enrugado, com danos ou zonas queimadas pelo sol, não o deve escolher. Quanto ao formato, é muito variável, havendo uns com 3 e outros com 4 lóbulos, uns mais alongados, outros mais “amassados”, outros mais redondos, enfim, a variabilidade é enorme. No entanto, esta não me parece uma característica particularmente importante, pois na maior parte das vezes o pimento não é consumido/cozinhado inteiro. Antes de ser consumido, o pimento deve ser muito bem lavado, principalmente nos locais mais enrugados, que são de pior acesso à água.

 

Quando escolher pimentos deve optar pelos que apresentam a pele íntegra e uma textura firme.

 


A melhor forma de conservar o pimento é no frigorífico, de preferência dentro de um saco, ou num recipiente fechado. É fundamental que o saco/recipiente esteja seco, de forma a evitar o crescimento de bactérias ou fungos. Se o pimento estiver intacto, pode aguentar mais do que uma semana refrigerado. No entanto, se estiver cortado, aguenta apenas poucos dias. Também se pode congelar o pimento, mas neste caso ao descongelar a sua textura fica mole. Apesar desta alteração na textura, pode na mesma ser utilizado em receitas.


Do ponto de vista culinário, os pimentos podem ser consumidos em cru ou cozinhados. Ficam ótimos nas saladas (crus, assados ou salteados), nos estufados ou nos assados. Pode ainda utilizar pimento na sopa, e vai ver que o seu sabor vai ficar incrível. Para tirar partido de toda a sua beleza, pode experimentar recheá-los e servi-los como protagonistas de uma refeição. Uma forma muito popular de consumir pimento é assado na brasa. É um dos acompanhamentos mais utilizados com peixe grelhado, principalmente sardinha. Neste caso gostaria de deixar um conselho na altura de tirar a pele. Por favor não coloque o pimento assado dentro de um saco plástico, pois este não está preparado para estar em contacto com temperaturas elevadas, e por isso corre o risco de contaminar o pimento com pequenas partículas de plástico. É também bastante utilizado nas pizzas, pois além de dar um colorido especial, também faz com que a pizza ganhe um sabor único. E se quiser ser mais original, pode cortar o pimento em tiras finas e utilizá-lo em dips deliciosos com hummus (ou outro tipo de pasta).


Há ainda quem seque o pimento e o triture em pó, para utilizar como tempero. Alternativamente, pode ainda ser convertido numa pasta, a chamada massa de pimentão. Por último, também é possível preparar compota com pimento. O sabor fica diferente do habitual, mas muito saboroso!

 

O pimento pode ser consumido cru ou cozinhado, como acompanhamento ou como ingrediente de várias receitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *