Mito ou verdade

Mito ou Verdade: Quem quer emagrecer não deve comer sopa com batata

Uma das principais áreas de atuação dos nutricionistas é, sem dúvida nenhuma, o emagrecimento. Devido a isso, são muitas as estratégias e abordagens que são adotadas para se atingir a tão desejada diminuição do número que aparece na balança. Sendo a sopa um alimento muito importante na alimentação de (quase!) todos nós, deve estar sempre presente ao almoço e ao jantar. E neste caso em concreto, é frequente dizer-se que quem quer emagrecer não deve comer sopa com batata. Será que esta ideia está certa, ou será mito?


Apesar de o emagrecimento ser um processo extretamente complexo, que depende de muitas variáveis diferentes, pode ser resumido a uma ideia muito simples: para emagrecer é necessário consumir menos calorias do que as que se gasta! Se esta regra não for cumprida, seguramente que a pessoa não vai emagrecer. Nesse sentido, quando se elabora um plano nutricional, o objetivo passa por tentar que o paciente fique saciado com menos calorias do que as que consumia anteriormente. De uma maneira geral, a sopa é um alimento pouco calórico, e por isso é uma excelente opção para quem quer perder peso (e não só!). Mas a sopa pode ter uma quantidade significativa de calorias, se tiver outros alimentos que não apenas legumes. Estou a falar de batata, batata-doce, massa, arroz, leguminosas, … Quando tal acontece, há dois caminhos a seguir: ou a pessoa deixa de utilizar esses alimentos para preparar a sopa, e assim já reduz significativamente as calorias da mesma, ou então mantém a sopa como estava, e reduz as calorias noutra parte do seu plano alimentar. Ou seja, não é obrigatório retirar a batata da sopa, o que é obrigatório é chegar ao fim do dia com restrição calórica.

 

Quando se quer emagrecer, o importante é consumir menos calorias do que as que se gasta, independentemente de a sopa ter ou não batata.

 


Portanto, a utilização de batata na sopa por si só não é problemática e pode perfeitamente ocorrer em cenários de emagrecimento. O que é fundamental, nesse caso, é considerar essas calorias que estão presentes na sopa, e ajustar o plano alimentar no sentido de compensar as mesmas. Claro que se a pessoa não se importar de comer sopa sem batata, o ideal é fazer isso mesmo, porque assim temos oportunidade de acrescentar um pouco mais de comida no plano alimentar. Mas no final o que vai fazer com que a pessoa emagreça é o facto de estar a consumir menos calorias do que as que gasta, independentemente dessas calorias serem provenientes de sopa com batata, massa, ou outro alimento qualquer.


Conclusão: MITO!

 

Veja outros Mitos ou Verdade relacionados com a sopa:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *