Alimentos

Morangos: irresistíveis por fora e por dentro!

Os morangos são, sem dúvida, um dos alimentos mais sexy que existem. A sua forma elegante em forma de coração, aliada à cor vermelha, são características que não passam despercebidas. Além disso, têm um sabor muito aromático que por si só é deliciosos, e que combina na perfeição com outros sabores, como o chocolate ou o manjericão, por exemplo. Ou seja, não faltam argumentos que justifiquem o facto de os morangos serem uma das frutas mais populares um pouco por todo o Mundo.


A origem dos morangos é muito antiga, remontando ao tempo dos Romanos. Inicialmente existiam na forma selvagem, sendo que as variedades atuais começaram a tornar-se comuns a partir do século 18. Do ponto de vista científico, os morangos pertencem à família das rosas. A época de colheita dos morangos varia consoante a localização geográfica, sendo que em Portugal esta decorre normalmente durante a Primavera. Atuamente há mais de 10 variedades de morangos diferentes, que diferem entre si no sabor, tamanho, textura e no padrão de sementes no exterior.


Os morangos são uma fruta relativamente fácil de cultivar. Como a sua planta é de porte pequeno, podem ser mantidos em vasos ou floreiras em varandas ou terraços, ou então, idealmente, em quintais. E se o fizer, vai perceber que não há nada melhor do que ir à planta colher os morangos e consumi-los logo de seguida!

 

Os morangos são uma das frutas mais populares em todo o Mundo, devido ao seu aspeto, sabor e riqueza nutricional.

 

Do ponto de vista nutricional, os morangos apresentam uma composição muito interessante. Mas o que os torna verdadeiramente “especiais” é a sua riqueza em compostos bioativos (mais informações sobre o que são os compostos bioativos neste post) com potencial antioxidante e anti-inflamatório


O que é que se pode encontrar em 100g de morangos?
34 calorias
5,3g hidratos de carbono
0,6g proteína
0,4g gordura
2g fibra
52% da DDR (dose diária recomendada) de vitamina C (mais informações sobre a vitamina C neste post)
12% da DDR de ácido fólico (mais informações sobre o ácido fólico neste post)


Por último, é importante referir que a alergia a morangos é uma situação que ocorre com alguma frequência, especialmente em crianças. Nesse caso, a ingestão, ou mesmo o contacto com morangos devem ser evitados. Os principais sintomas incluem urticária, comichão na boca, dor de cabeça, inchaço dos lábios, língua ou garganta e problemas respiratórios.

 

A alergia a morangos é uma situação relativamente frequente, sendo que nesse caso a ingestão dos mesmos deve ser evitada.

 


Fique a conhecer melhor outros alimentos igualmente deliciosos:
– Espargos
– Espinafres
– Fisális
– Sementes de chia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *