Alimentos

Peru: como consumir

A carne de peru é considerada uma das mais saudáveis que se podem consumir (mais informações sobre o peru neste post). Em grande parte, essa ideia baseia-se na baixa quantidade de calorias que a mesma apresenta, uma vez que se trata de uma carne magra, e, consequentemente, pouco calórica. De facto, a maior parte da gordura encontra-se sob a pele, pelo que a remoção da mesma diminui significativamente o potencial calórico do peru. Além da questão nutricional, também o facto de o peru tendencialmente apresentar um custo inferior a outros tipos de carne, e a elevada versatilidade culinária do mesmo, contribuem para a elevada popularidade que o peru apresenta um pouco por todo o Mundo.


A primeira preocupação relacionada com o consumo do peru prende-se com a escolha. Sempre que possível deve-se escolher perus que tenham sido criados ao ar livre, não só por causa do bem-estar animal que nesse método de produção é mais elevado, mas também porque existem vantagens do ponto de vista nutricional.

 

Sempre que possível, opte por comprar carne de perus criados ao ar livre.

 


De uma maneira geral a carne mais escura (perna) tende a ser nutricionalmente mais rica em vitaminas e minerais. Contudo, o seu sabor é também mais intenso do que a carne mais branca (peito). Quanto à sua confeção, assume-se que a temperatura interna deve atingir o valor de 75ºC, de forma a evitar risco de contaminação microbiológica.


São muitas as formas de cozinhar peru. Talvez a mais tradicional seja assado, sendo muitas vezes recheado antes de ir para o forno. Nesses casos, é frequente marinar o peru antes de o assar (mais informações sobre como marinar carne e peixe neste post). Além de poder ser assado, o peru, e em particular o peito de peru, também é frequentemente grelhado. Como se trata de uma carne muito magra, o peito de peru faz parte das preferências alimentares de muita gente, nomeadamente de quem quer perder peso ou manter um peso baixo. Outra forma de consumir peru é em estufados, sendo que neste caso o mesmo pode ser combinado com muitos alimentos diferentes, nomeadamente hortícolas, ervas aromáticas e especiarias e, dessa forma, é possível obter um número quase ilimitado de sabores.


Uma das formas de consumo que tem vindo a ganhar mais destaque nos últimos anos é em fiambre. Neste caso, apresenta a clara vantagem de ser menos gordo do que os tradicionais fiambres de porco. Consequentemente, apresenta um potencial calórico inferior. No entanto, isso não significa que se trate de um alimento “saudável”, pois continua a ser carne processada, que tradicionalmente contém muito sal e vários aditivos, e cujo consumo deve ser efetuado com muita moderação. Esta ideia estende-se também a outras formas processadas de peru, tais como salsichas, hambúrgueres pré-preparados, bacon ou chouriço.

 

O consumo de formas processadas de carne de peru deve ser pouco frequente, devido à quantidade de sal e aditivos que normalmente se encontram nesses alimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *