Alimentos

Carne de peru… uma carne muito interessante!

O peru é um alimentos muito consumido na altura do Natal e do Ano Novo, mas ao contrário do que acontece com outros alimentos dessa época festiva, o seu consumo estende-se a todo o ano.


Estima-se que anualmente sejam criados para consumo cerca de 250 milhões de perus, sendo que o principal produtor dos mesmos são os Estados Unidos da América. Esta situação deve-se sobretudo à tradição Americana de consumir peru assado recheado no dia de Ação de Graças, que é uma data muito importante nesse país, na qual ocorrem reunião familiares e de amigos em quase todas as casas. Em 2019 foram consumidos nos Estados Unidos cerca de 2,4 mil milhões de quilos de peru, o que significa que em média cada Americano consumiu durante esse ano 7,3kg de peru.

 

O peru é um animal muito apreciado pelo sabor e textura da sua carne.

 


Tal como acontece com todos os tipos de carne, há vários fatores que podem influenciar de forma muito significativa a sua composição nutricional, tais como o método de produção e a alimentação do animal. Por exemplo, sabe-se que os perus criados ao ar livre, e com uma alimentação mais natural, e menos à base de ração, tendem a ser mais ricos em gordura insaturada ómega-3, cujo consumo tem vindo a ser associado a vários potenciais benefícios, bem como de vitamina A.


Adicionalmente, é de destacar que a composição nutricional da carne depende muito da parte do animal que se está a considerar. Ou seja, quando se compara peito de peru com perna de peru (mais informações sobre esta comparação neste post), não é só o sabor que é diferente, a sua composição nutricional também.

 

Há vários fatores que influenciam a composição nutricional da carne de peru, tais como a forma de produção e a alimentação do mesmo, bem como a parte do animal que se está a considerar.

 


O que é que se pode encontrar em 100g de peru (inteiro com pele)?
137 calorias
0g hidratos de carbono
20,5g proteína
6,2g gordura
78mg colesterol
83% da DDR (dose diária recomendada) de vitamina B12
50% da DDR de vitamina B3
46% da DDR de vitamina B6
30% da DDR de fósforo
25% da DDR de ferro
15% da DDR de zinco
11% da DDR de vitamina B2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *