Mito ou verdade

Mito ou Verdade: Beber água com gás enfraquece os ossos

A água é o alimento mais simples que se pode consumir! Ou pelo menos devia ser, pois nos últimos tempos assistiu-se a um interesse crescente por determinadas características da água. Como consequência, neste momento existem muitas variedades diferentes de água no mercado. A característica que mais tem sido discutida em torno da água é o seu pH. Lamento mas ainda não vai ser desta vez que eu vou dedicar um post à água alcalina (mas irei fazê-lo, prometo!!!). O tema central do post de hoje é outra característica, a existência de gás na água. Lembro-me de ouvir, desde pequeno, que não se deve beber muita água gaseificada, porque pode enfraquecer (descalcificar) os ossos. Aliás, esse é o motivo pelo qual muitas vezes as crianças são desaconselhadas a beber água com gás. Será que esta ideia é mito, ou será verdade?


A presença de gás na água (e noutras bebidas), deve-se a uma substância gasosa chamada dióxido de carbono, que em contacto com a água pode originar ácido carbónico. Consequentemente, de uma maneira geral as bebidas gaseificadas tendem a ter um pH mais baixo (maior acidez). Do ponto de vista químico, sabe-se que os ossos tendem a perder densidade mineral quando o meio no qual se encontram é mais ácido. Isso tem levado muitas pessoas a especular sobre a possibilidade das bebidas gaseificadas promoveram um enfraquecimento dos ossos. No entanto, a perspetiva química não tem em consideração um “detalhe” extremamente importante: uma coisa é o pH daquilo que nós comemos ou bebemos, outra coisa é o pH do sangue. E este “detalhe” faz toda a diferença. Na realidade, o consumo de bebidas gaseificadas não provoca nenhuma alteração no pH sanguíneo, que é mantido constante dentro dos valores considerados normais, independentemente do que se bebe ou come. Consequentemente, o consumo de bebidas gaseificadas não causa nenhum tipo de descalcificação dos ossos.

 

Apesar de serem tendencialmente ácidas, as águas gaseificadas não interferem com a estrutura e composição mineral dos ossos.

 


Portanto, apesar de a água gaseificada (e as restantes bebidas com gás) ter tendência a apresentar um pH mais baixo, a presença do mesmo não tem influência direta no estado de calcificação do osso. Ou dito de uma forma mais simples, o consumo de água com gás não descalcifica os ossos. No entanto, isso não significa que sejam bebidas inofensivas para o nosso corpo, pois sabe-se que o seu consumo está associado a um maior enfraquecimento dentário, por exemplo. Esta situação é uma consequência direta do facto de se tratarem de bebidas ácidas. Por isso, o ideal é que as bebidas gaseificadas sejam consumidas com muita moderação, de preferência que não permaneçam muito tempo na boca, e, se possível, que seja mantida uma higiene oral adequada. Quanto aos ossos, não são afetados pelo gás das bebidas…


Conclusão: MITO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *