Alimentos

Uvas passas: como consumir

A primeira etapa na produção de uvas passas (mais informações sobre este alimento neste post) é a escolha das uvas. Uma vez que as uvas vão ser tratadas com calor, de forma a ficarem desidratadas, devem ter a pele íntegra, caso contrário existe o risco de contaminação com bolor ou mesmo bactérias. Após serem selecionadas, são mergulhadas em água fria, de forma a humedecer a superfície e, consequentemente, ser mais fácil a evaporação da água que está no interior das uvas. Apesar de tradicionalmente as uvas serem secas ao sol, este processo tende a ser mais lento, o que aumenta o risco de apodrecimento das mesmas. Devido a isso, cada vez mais se recorre à desidratação mecânica.


As variedades mais comuns de uvas passas são as obtidas a partir das uvas pretas/vermelhas, havendo também as sultanas (uvas brancas secas). Ainda me lembro que há uns anos todas as uvas passas escuras tinham sementes (só as sultanas é que não tinham), mas atualmente é possível encontrar uvas passas sem sementes, de todas as variedades. O sabor das uvas passas tradicionais e das sultanas é marcadamente diferente. Consequentemente, apesar de poderem ter utilizações culinárias comuns, também há contextos nos quais uma delas é mais indicada do que a outra.


Quando comprar uvas passas, certifique-se que estas estão moles, pois isso significa que são mais frescas. Se não conseguir senti-las, pode sempre abanar um pouco e avaliar o barulho, pois quanto mais duras, mais barulho se ouve. Depois de abrir a embalagem das uvas passas, o ideal é consumi-las com a maior brevidade possível, pois tendem a ficar secas. No entanto, em média tendem a aguentar até 6 meses depois da embalagem ter sido aberta, sendo que a melhor forma de as armazenar é num recipiente hermeticamente fechado, no frigorífico.

 

Quando escolher uvas passas, opte pelas mais moles, pois isso significa que são mais frescas.

 


A melhor forma de tirar partido de todo o sabor que as uvas passas lhe podem oferecer é na sua forma simples. Seja como snack, como aperitivo ou mesmo como sobremesa, são um alimento simplesmente delicioso para ser consumido diretamente a partir da embalagem. No entanto, como são um alimento muito versátil do ponto de vista culinário, há muitas formas diferentes de as incluir na sua alimentação… Pode utilizá-las como topping em iogurtes ou papas de aveia, por exemplo. Ou então, porque não utilizar uvas passas para dar um toque especial a uma salada?


Mas além de poderem ser consumidas cruas, as uvas passas podem ainda ser cozinhadas, em diferentes tipos de receitas. Como são frutas secas, têm tendência a absorver líquido, ou seja, podem facilmente captar diferentes sabores. Isso significa que além de adquirirem os sabores dos ingredientes utilizados nas receitas, podem também ser mergulhadas em diferentes líquidos antes de serem utilizadas. Podem ser utilizadas inteiras, ou em pequenos pedaços. As opções mais tradicionais incluem bolachas, bolos, pão, queques, pudins ou mesmo granola. Mas também em pratos salgados, seja de carne ou de peixe, as uvas passas podem dar um toque especial e eventualmente dar uma dimensão completamente diferente ao resultado final. Alternativamente, há ainda a possibilidade de utilizar as uvas passas em receitas de arroz. Uma forma alternativa de consumir as uvas passas, é conservando-as numa bebida alcoólica, como whisky, brandy ou rum, e consumi-las diretamente dessa forma.

 

Além de poderem ser consumidas ao natural, as uvas passas podem ainda ser incluídas em várias receitas, doces e salgadas.

 


Para terminar, queria aproveitar para deixar umas dicas de utilização das uvas passas:


1. Se as uvas passas que tem em casa já estiverem um bocado secas, podem colocá-las no microondas durante cerca de 10 segundos, e vai ver que vão ficar mais moles.


2. A melhor forma de cortar as uvas passas é aquecendo previamente a faca.


3. Se quiser impedir que as uvas passas se depositem no fundo de um bolo, basta envolvê-las muito bem em farinha antes de as adicionar à receita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *