Alimentos

8 (boas!) razões para comer nabos

Os nabos são um alimento nutricionalmente denso, ou seja, que contém uma elevada quantidade de nutrimentos mas, ao mesmo tempo, fornece poucas calorias a quem o consome (mais informações sobre os nabos neste post). Além disso, possuem ainda na sua composição vários compostos bioativos que contribuem para que o nabo possa e deva fazer parte de um padrão alimentar saudável. São vários os potenciais benefícios associados ao seu consumo, nomeadamente:


1. São uma boa fonte de fibra – Com cerca de 2% de fibra, os nabos contribuem de forma significativa para se atingir um consumo de fibra diário superior a 20g. Conforme já tive oportunidade de escrever anteriormente, a fibra é um macronutrimento fundamental para manter um correto funcionamento do intestino e a saúde do nosso corpo em geral (mais informações sobre a fibra neste post). Além disso, contribui para uma maior sensação de saciedade.


2. Contribuem para a saúde do intestino – Além do seu elevado teor de fibra, que por si só já contribui de forma muito importante para o funcionamento do intestino, os nabos ajudam ainda a diminuir a inflamação intestinal. Devido a estes fatores, o consumo de nabo tem vindo a ser associado a uma diminuição do risco de cancro do intestino e de diverticulite.


3. Contribuem para a saúde da pele – Os nabos contêm uma quantidade elevada de vitamina C, que é uma vitamina muito importante para a manutenção e renovação da pele, nomeadamente ao nível de uma proteína chamada colagénio. Nesse sentido, o consumo de nabos pode ajudar a manter a integridade cutânea.

 

Os nabos são uma boa fonte de fibra alimentar e de vitamina C, contribuindo dessa forma para a saúde intestinal e da pele, respetivamente.

 


4. Contribuem para o funcionamento do sistema imunitário – Também devido ao facto de serem uma boa fonte de vitamina C, os nabos são um importante aliado do sistema imunitário, que depende dessa vitamina para funcionar corretamente. Ou seja, dito de uma forma simples, os nabos ajudam a manter as defesas do nosso corpo a funcionar corretamente.


5. Ajudam a diminuir a pressão sanguínea – A hipertensão arterial é um problema de saúde que pode ter consequências muito graves (mais informações sobre a hipertensão neste post). A alimentação pode ter um impacto significativo a esse nível (mais informações sobre a relação entre a alimentação e a hipertensão neste post). Neste contexto, os nabos podem ser uma boa ajuda para manter a pressão sanguínea em valores mais baixos, principalmente devido a dois fatores. Em primeiro lugar, contêm bastante potássio, que é um mineral que contribui para manter a pressão arterial mais baixo. Em segundo lugar, são uma boa fonte de nitratos, que são substâncias que tornam os vasos sanguíneos mais largos e, consequentemente, fazem com que a pressão sanguínea desça.

 

O consumo de nabos tem vindo a ser associado a um melhor funcionamento do sistema imunitário e a uma diminuição da pressão sanguínea.

 


6. Ajudam a prevenir vários tipos de cancro – Os nabos são ricos em vários compostos bioativos com propriedades antioxidantes. Neste contexto, há uma classe de compostos designados de sulforafanos que merece um destaque especial, pois parece ter efeitos preventivos ao nível de vários tipos de cancro, nomeadamente melanoma, cancro do esófago, próstata e pâncreas.


7. Ajudam a perder peso e/ou manter um peso baixo – Os nabos apresentam duas características nutricionais que os tornam um bom aliado para quem procura perder peso. Em primeiro lugar, são pouco calóricos, o que significa que o seu consumo (em quantidades adequadas, obviamente!) pode contribuir para que o total de calorias ingeridas seja baixo. Além disso, apresentam ainda uma quantidade significativa de fibra, o que faz com que se associe também a uma maior sensação de saciedade.


8. Contribuem para a manutenção de um estado metabólico adequado – Os nabos contêm quantidades significativas de vitamina B6, manganês e ácido fólico, que são indispensáveis para vários processos metabólicos, nomeadamente ao nível da utilização de hidratos de carbono e gordura para obtenção de energia.

 

Os nabos ajudam a prevenir vários tipos de cancro ao mesmo tempo que podem ser um importante aliado na obtenção de um peso mais baixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *