Mito ou verdade: comer cenoura bronzeia a pele?
Mito ou verdade

Mito ou Verdade: Comer cenoura ajuda a tornar a pele bronzeada

O Verão está mesmo à porta, e com ele vem o calor, a praia, e a vontade de ficar com a pele bronzeada. Por esta altura abundam os produtos com propriedades auto-bronzeadoras, e mesmo bebidas com efeito auto-bronzeador. O que é que estes produtos têm em comum? A maior parte deles contém beta-caroteno, que é o pigmento cor-de-laranja das cenouras (e de muitos outros alimentos). Na realidade, em muitos deles aparece até a referência ao facto de conterem extrato de cenoura. Além destes produtos, também é frequente ouvir-se dizer que comer cenoura ajuda a tornar a pele bronzeada. Será que esta ideia é mito, ou será que é verdade?


Conforme referi, a cenoura apresenta como principal pigmento o beta-caroteno, que é uma substância que pode ser convertida em vitamina A (mais informações sobre a vitamina A neste post). O beta-caroteno é pouco solúvel em água, e por isso quando é consumido em quantidades elevadas tem tendência a acumular-se em diferentes locais do nosso corpo, nomeadamente na pele. Devido a isso, nesses casos pode contribuir para uma tonalidade mais dourada/alaranjada da pele, dando o aspeto de pele bronzeada. No entanto, isso não significa que se está realmente mais bronzeado, pois para isso acontecer teria que haver uma maior produção de uma substância chamada melanina. E a este nível a cenoura não tem nenhum efeito.

 

A cenoura é rica em beta-caroteno que pode fazer com que a pele fique com uma aparência mais dourada.

 


Portanto, o consumo de cenoura (e de outros hortícolas e frutas com cor laranja) pode, de facto, contribuir para que a pele fique mais dourada/alaranjada. Mas este efeito é apenas “cosmético”, uma vez que não estimula a produção da melanina, e essa sim, é que é responsável pelo tom bronzeado da pele.


Conclusão: Mito!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *