Efeito do chá de hibisco na hipertensão
Mito ou verdade

Mito ou Verdade: O chá de hibisco pode ajudar a baixar a pressão arterial

A hipertensão arterial é um problema que dispensa apresentações (mais informações sobre a hipertensão neste post). Dito de forma simples, a hipertensão é caracterizada pela presença de valores elevados da pressão sanguínea, superiores a 130/80 mmHg. Apesar de se tratar de um problema de saúde pública à escala global, pelo menos nos países ditos mais desenvolvidos, em Portugal trata-se de algo extremamente frequente, que afeta mais de 30% da população. Os (maus) hábitos alimentares e o sedentarismo, aliados a uma predisposição genética e a uma desvalorização do problema, podem ser as principais justificações para este valor tão elevado. Quando se tenta alterar algo na alimentação, para fazer baixar os valores da pressão sanguínea, normalmente começa-se por diminuir o consumo de sal. Além disso, há várias mezinhas e chás que se diz que podem ter um efeito benéfico a este nível. Um dos chás mais falados, é o chá de hibisco. Mas será que este chá pode, de facto, contribuir para fazer baixar a pressão arterial?


De uma maneira geral, a hipertensão arterial surge quando o volume de sangue é elevado, e, consequentemente, exerce mais pressão sobre as paredes das artérias. Por isso, qualquer estratégia que contribua para diminuir o volume de sangue tem, pelo menos teoricamente, potencial para fazer baixar essa pressão. Ao contrário do que muita gente pensa, os chás/infusões têm muitos efeitos diferentes, não são apenas água com sabor. Devido a isso, o consumo dessas bebidas deve-se basear não apenas nas preferências de cada um, mas também nas suas características e estado de saúde. Um dos efeitos que o chá pode ter é o aumento da diurese. Ou dito de forma mais simples, pode fazer urinar mais. O chá de hibisco (que corretamente deveria ser chamado de infusão de hibisco) é um deles… Ao aumentar a quantidade de urina produzida, o chá de hibisco vai diminuir o volume de sangue e, consequentemente, vai diminuir a pressão que o mesmo exerce nas paredes das artérias.

 

O chá de hibisco tem efeito diurético, ou seja, contribui para diminuir o volume de sangue, porque faz perder mais água. Dessa forma, pode ajudar a diminuir a pressão sanguínea.

 


Portanto, o chá de hibisco, tal como outros chás com efeito diurético, pode realmente fazer baixar os valores da pressão arterial. Por isso, pode ser mais uma ajuda no combate à hipertensão. Obviamente que se a sua pressão sanguínea for normal, ou se for naturalmente baixa, este chá pode não ser a melhor opção, pois pode fazer com que a pressão sanguínea diminua para valores mais baixos do que o desejável.


Conclusão: VERDADE!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *