Consumo de chocolate e acne?
Mito ou verdade

Mito ou Verdade: Comer chocolate provoca borbulhas

O chocolate é, possivelmente, um dos alimentos mais consensuais! São muito poucas as pessoas que não gostam deste alimento delicioso, sendo que para muita gente este é uma das maiores tentações alimentares (ou eventualmente a maior de todas!). Obviamente que sendo um alimento muito calórico (cerca de 600 calorias/100g), o seu consumo deve ser muito moderado, mas hoje não vou falar sobre calorias e sobre o peso. Na realidade, o consumo de chocolate está associado a muitas ideias/crenças, e por isso de certeza que voltará a ser falado mais vezes em próximos “Mito ou Verdade”. Mas para o post de hoje decidi abordar uma ideia que se ouve frequentemente, que é o facto do consumo de chocolate poder causar o aparecimento de borbulhas (mais corretamente designadas de acne). Será que é mito, ou é verdade?


A acne resulta de vários fatores. Em primeiro lugar destacaria a genética, pois há pessoas com maior predisposição para esta situação do que outras. Em segundo lugar destacaria a sobreprodução de gordura por parte dos folículos pilosos, que são as estruturas que produzem os pelos. Esta gordura, juntamente com restos de células mortas da pele e de bactérias desencadeiam uma resposta inflamatória que dá origem às famosas borbulhas. Mas então onde entra o chocolate neste processo? A resposta é fácil de dar: não entra, pelo menos de forma direta. Há quem diga que o chocolate é muito gordo, e isso aumenta a oleosidade da pele. Até prova em contrário, não há evidências científicas robustas que comprovem esta relação. Há também quem refira que há aditivos no chocolate que podem causar acne. Eventualmente poderá ser verdade, mas apenas para pessoas que tenham algum tipo de alergia a essas substâncias, ou seja, não é algo generalizável. Por último, há quem fale na quantidade de açúcar do chocolate. Sabe-se que o consumo de açúcar estimula a produção de uma hormona chamada insulina, e que esta pode, de facto, ter um papel importante no aparecimento da acne. No entanto, são muitos os alimentos com excesso de açúcar, ou seja, não se trata de uma característica específica do chocolate.

 

São muitas as possíveis justificações para a relação entre o consumo de chocolate e o aparecimento de acne, mas até agora ainda não existe evidência científica suficientemente forte que prove essa associação.

 


Portanto, o consumo de chocolate não provoca o aparecimento de borbulhas. Eventualmente poderá haver um aumento do risco de aparecimento desse tipo de alterações em pessoas suscetíveis a terem acne, não como consequência direta do chocolate, mas porque se trata de um alimento muito rico em açúcar, ou eventualmente porque contém algo ao qual a pessoa é alérgica. Dito de forma simples, não é o chocolate o responsável, mas eventualmente a quantidade de açúcar que ingere. E para que as borbulhas apareçam, a pessoa deve ter características genéticas que aumentem o risco de aparecimento de acne.

 

Conclusão: MITO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *