Aveia e glúten
Mito ou verdade

Mito ou Verdade: “A aveia contém glúten”

O glúten é uma proteína que tem vindo a merecer muita publicidade, mas não pelas melhores razões. Trata-se de uma proteína natural, que existe nalguns cereais e que confere elasticidade à massa obtida quando se utiliza farinhas produzidas a partir desses cereais. E que cereais são esses? São quatro: o trigo, o centeio, a cevada e a espelta… Provavelmente está a pensar que me esqueci de incluir a aveia nesta lista, pois (quase) toda a gente diz que a aveia contém glúten. Mas será que contém mesmo, ou trata-se de um mito?

Na realidade a ideia de que a aveia contém glúten é um dos mitos mais populares à escala global (a título de curiosidade, sugiro que faça uma pesquisa no google com as palavras “aveia” e “glúten” e vai ver que existem muitos sites, muitos dos quais bastante famosos que apresentam essa afirmação). A aveia pura não contém glúten na sua composição. Alternativamente contém outras proteínas, nomeadamente a avenina, que é bem diferente do glúten. Mas então de onde é que veio a ideia de que a aveia contém glúten? Esta ideia (errada!) surgiu porque normalmente a aveia é cultivada e processada juntamente com outros cereais, principalmente trigo. Ou seja, apesar de não conter glúten, a aveia está na maior parte das vezes contaminada com glúten proveniente desses cereais.

 

A aveia é um cereal que não contém glúten. No entanto, é frequentemente cultivada e processada juntamente com cereais com glúten, e por isso é frequente haver algum tipo de contaminação. Devido a isso criou-se a ideia errada de que a aveia contém glúten.

 

Portanto, a aveia não contém glúten. Se um produto com aveia contiver glúten é porque esta não foi utilizada no seu estado puro, e encontra-se contaminada com um dos 4 cereais que possuem glúten (trigo, centeio, cevada e espelta). Ou seja, pessoas com a doença celíaca, ou com intolerância ao glúten podem consumir aveia. No entanto, nesse caso devem garantir que escolhem alimentos isentos de contaminação com outros cereais. Quanto ao potencial risco para a saúde associado ao consumo de glúten, isso ficará para outro Mito ou Verdade…

 

Conclusão: MITO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *