Maçã
Nutrição geral

Deve-se comer a fruta com casca ou sem casca?

Na atual Roda dos Alimentos a fruta ocupa uma das maiores fatias, ou seja, é um dos alimentos que deve ser consumido em maior quantidade diariamente. Obviamente que a quantidade que se deve ingerir depende de muitos fatores, tais como as características físicas da pessoa, a atividade física, as preferências alimentares, a idade, o estado de saúde, etc. De uma maneira geral, a fruta é uma excelente fonte de fibra, vitaminas, minerais, e compostos bioativos, ainda que cada fruta tenhas as suas particularidades nutricionais. Independentemente do seu valor nutricional, há uma questão que me é frequentemente levantada, e que envolve não a fruta como um todo, mas sim a sua casca. Na realidade, muitas pessoas me perguntam se se deve comer a fruta com casca ou descascada.


A resposta a esta pergunta não é fácil de dar… Do ponto de vista nutricional, não tenho dúvidas que consumir a fruta com casca é vantajoso, pois a casca é rica em fibra, nalgumas vitaminas e nalguns minerais. Além disso, como a casca da fruta desempenha a função de proteção, é normalmente rica em antioxidantes e outros compostos bioativos. No entanto, em relação à fibra em particular, como é um macronutrimento que promove uma aceleração do trânsito intestinal, faz com que pessoas que estejam a passar por quadros de diarreia devam evitar consumir a fruta com casca. Por outro lado, convém não esquecer que a casca está em contacto direto com o meio externo e por isso está exposta a todo o tipo de contaminação (química ou biológica). E é aqui que as coisas se complicam…

 

A casca da fruta contém fibra, vitaminas, minerais e antioxidantes, por isso consumir a fruta com casca aumenta a riqueza nutricional desse alimento.

 


São muitos os sites, posts em redes sociais e vídeos no youtube que alertam para os supostos perigos associados ao consumo da casca da fruta. Há quem afirme que a casca da fruta é encerada, de forma a minimizar as perdas de água e, consequentemente, de forma a manter as propriedades da fruta durante mais tempo. E isso é verdade! Independentemente de ter sido tratada com cera, a casca da fruta é naturalmente encerada pela própria planta. E se o consumo dessa cera natural não é potencialmente perigoso, já o mesmo não se pode dizer das ceras que (infelizmente) por vezes são utilizadas artificialmente na fruta. Outra das grandes preocupações envolve o uso de pesticidas, para diminuir o risco de apodrecimento da fruta. Esta é, novamente, uma preocupação que poderá fazer algum sentido, pois não tenho grandes dúvidas que em muitos locais a fruta é tratada com vários produtos para aumentar o seu tempo de conservação. Por último, há uma situação que me preocupa particularmente, que envolve os autocolantes que normalmente existem na fruta (é muito vulgar em maçãs, peras, nectarinas, etc.). Não sei se já se apercebeu, mas quando se retira o autocolante, na maior parte das vezes ficam vestígios de cola na casca. E mesmo que pareça que não ficou cola nenhuma, quase de certeza que ficaram sempre alguns resíduos. E se a fruta for comida com casca, vamos acabar por comer também essa cola. Já que estou a falar sobre este assunto, queria deixar um modesto mas sentido apelo: POR FAVOR PAREM DE COLAR AUTOCOLANTES NA FRUTA (pelo menos na que pode ser consumida com casca).


Portanto, como se pode constatar, há vantagens nutricionais em consumir a fruta, mas também há desvantagens que passam essencialmente por um aumento do risco de consumo de substâncias potencialmente perigosas. E se a escolha se basear apenas nestes dois critérios, confesso que não consigo dar uma resposta concreta sobre se se deve ou não comer a fruta com casca. No entanto, há uma variável que ainda não referi: a lavagem da fruta. Se a fruta for bem lavada, eventualmente com água morna, a maior parte do risco de contaminação desaparece. E nesse caso, o consumo de fruta com a casca poderá ser mais vantajoso. Alternativamente, se a fruta for de produção caseira, e houver certeza que não foi tratada com nenhum produto que possa ser perigoso, também a opção de comer a fruta com casca poderá ser a mais indicada. Por último, obviamente que as preferências individuais também serão um importante fator a ter em consideração. Se alguém não gostar de comer a fruta com casca, e se dessa forma acabar por comer menos fruta do que deve, então mais vale descascá-la, para garantir uma ingestão adequada deste tipo de alimento tão saboroso e nutritivo.

 

Como a casca da fruta pode ser uma fonte de contaminação, se quiser comer a fruta com casca deve lavá-la muito bem.

2 Comments

  • João Lima

    Olá,
    Tenho 53 anos, com o passar do tempo fui constatando comportamentos estranhos na minha sugestão. Por exemplo a ingestão de maçã ou tomate com a pele me causam grandes dores abdominais, outra coisa é alimentos doce me geram uma formação absurda de Gases. O que pode está acontecendo? A quem devo procurar para uma correta medicação?
    Obrigado.

    • João Rodrigues

      Olá João, penso que poderá necessitar de estabilizar a sua microbiota intestinal. O ideal será procurar um nutricionista ou um gastroenterologista que o ajudem a repor um equilíbrio saudável nas bactérias intestinais, de forma a não voltar a sentir esse desconforto que referiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *