Nutrição geral

Cozinhar na panela de pressão, uma excelente opção!

A panela de pressão é um utensílio de cozinha que normalmente divide a opinião das pessoas. Há quem a ache um utensílio quase indispensável, há quem a ache dispensável, e há ainda quem a ache algo perigoso. Confesso que pertenço à primeira categoria, ou seja, sou um utilizador regular da panela de pressão, e por isso decidi escrever este post…
Uma das grandes vantagens da panela de pressão é a diminuição do tempo de confeção. Na realidade, algo que numa panela normal pode demorar muito tempo, passa a demorar bem menos se utilizar a panela de pressão. Obviamente que isto faz com que cozinhar se torne bem mais cómodo e económico, pois além do tempo que ganha, também pode poupar bastante dinheiro em gás ou eletricidade.
Ainda relacionado com o tempo de confeção, há um aspeto que na minha opinião é capaz de ser a maior vantagem da panela de pressão, uma melhor conservação da riqueza nutricional dos alimentos. Sabe-se que há vários nutrientes que são sensíveis à temperatura, ou seja, que se degradam com o aquecimento, nestes casos a duração do aquecimento pode ser particularmente crítica. Sendo assim, ao cozinhar com a panela de pressão vai encurtar o tempo de confeção e, consequentemente, vai diminuir as perdas nutricionais. Além disso vai ainda conseguir preservar melhor o sabor dos alimentos.
Como a panela de pressão se encontra bem fechada (aliás, esse é o “segredo” do seu funcionamento), há muito menos perdas de água durante a confeção. Ou seja, não precisa de se preocupar em ir verificando se tem que adicionar mais água à sua comida, tendo por isso mais liberdade para fazer outras coisas enquanto a sua comida é cozinhada na panela de pressão. Ainda relacionado com este aspeto, como precisa de utilizar menos água, ao cozinhar na panela de pressão tendencionalmente os alimentos concentram melhor os sabores dos temperos, o que significa que possivelmente vai poder passar a utilizar menos sal, com potenciais benefícios para a sua saúde e, em particular, para a sua pressão arterial (mais informações sobre esse assunto neste post).
Por último, mas não menos importante, há alimentos cuja textura fica claramente melhor, na minha opinião, quando são cozinhados na panela de pressão. Por exemplo, o polvo ou o frango caseiro ficam muito mais macios do que quando são cozinhados numa panela normal (eu sei que também é possível deixar esses alimentos muito macios cozinhando-os numa panela normal, mas precisa de, pelo menos, 3-4x mais tempo…).
Em relação aos riscos relacionados com a panela de pressão, de longe o maior risco é a possibilidade de explosão. Apesar de existir este risco, devo dizer-lhe que é muito baixo, e que normalmente está relacionado ou com a utilização de panelas de pressão de qualidade (muito!) fraca, ou com uma má manutenção das mesmas (má limpeza, por exemplo).
Eu utilizo e vou continuar a utilizar panela de pressão, principalmente para fazer sopa, cozinhar polvo ou frango caseiro, ou ainda para cozer leguminosas. Na minha opinião, somando todas as vantagens e riscos, a panela de pressão é um excelente aliado na cozinha, que permite poupar tempo e dinheiro, ao mesmo tempo que contribui para uma melhor preservação da qualidade nutricional dos alimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *