Alimentos

8 (boas!) razões para consumir kefir

Os produtos obtidos a partir da utilização dos diferentes tipos de kefir apresentam uma riqueza nutricional muito interessante, sendo que alguns dos benefícios associados ao seu consumo são, no mínimo, espetaculares! Aqui ficam os principais:
1. O leite fermentado com kefir é muito nutritivo – Originalmente o nome kefir aplicava-se à bebida obtida após fermentação de leite (de vaca ou cabra) com os “grãos” de kefir. Além dos nutrimentos provenientes do leite, sendo de destacar a proteína e o cálcio, esta bebida apresenta também vários compostos bioativos produzidos durante a fermentação, nomeadamente o kefirano, ácidos orgânicos e péptidos, bem como várias vitaminas do complexo B.
2. O leite fermentado com kefir é um alimento probiótico – Por definição, um probiótico é um alimento/suplemento que contém microorganismos que vão ter efeitos benéficos no funcionamento do intestino, pois passam a fazer parte da comunidade de microorganismos que vive no interior do intestino. Atualmente o iogurte é considerado pela maioria das pessoas como um excelente alimento probiótico da nossa alimentação. Na realidade, o leite fermentado com kefir é uma fonte muito mais significativa de probióticos do que o iogurte. São cada vez mais os estudos que demonstram que o consumo de probióticos pode ajudar a diminuir o risco de algumas doenças, tais como doenças digestivas ou cancro. Além destes potenciais benefícios, o kefir parece ser um bom aliado para estabilizar o funcionamento do intestino, nomeadamente após o consumo de antibióticos, ou em casos de diarreia…
3. O kefir parece proteger contra infeções – Alguns dos microorganismos que existem no kefir parecem ter um importante papel protetor contra algumas infeções. Este efeito parece dever-se a uma bactéria em particular, chamada Lactobacillus kefiri, que apenas é encontrada no kefir e que pode ajudar a inibir o crescimento de várias bactérias perigosas para a nossa saúde. É também uma boa fonte de vários nutrimentos como a biotina e o ácido fólico, que ajudam o sistema imunitário a funcionar corretamente. Além disso, o kefir contém uma molécula na sua composição, chamada kefirano, que também parece ter efeitos antibacterianos, sendo também importante contra algumas infeções com fungos, principalmente com Candida albicans (que provoca a candidíase).
4. O consumo de kefir pode promover a saúde dos ossos – O consumo de leite fermentado com kefir pode ser um importante aliado para manter a saúde dos ossos e, consequentemente para diminuir o risco de osteoporose. Por um lado, ao consumir leite fermentado com kefir vai estar a ingerir uma excelente fonte de cálcio, que é importante para fortalecer os ossos. Além disso, a fermentação faz com que o cálcio do leite seja mais facilmente absorvido no intestino, e os próprios grãos de kefir libertam substâncias que aumentam a capacidade que o organismo tem de absorver o cálcio, magnésio, fosfato e vitamina D. Por outro lado, durante a fermentação é produzida vitamina K, que se sabe que é indispensável para o metabolismo dos ossos (atenção que esta vitamina precisa de gordura para ser utilizada pelo nosso corpo, portanto se utilizar leite magro não irá conseguir tirar tanto partido desta característica). São já vários os estudos que começam a demonstrar que em animais o consumo de leite fermentado com kefir tem potencial para promover melhorias ao nível dos ossos.
5. O leite fermentado com kefir pode ser tolerado por pessoas com intolerância à lactose – Uma vez que ao fermentar o leite, o kefir vai gastar a lactose, a quantidade desta no leite fermentado vai ser bem menor do que no leite original. Isto faz com que o leite fermentado com kefir seja tolerado por muitas pessoas que são intolerantes à lactose. Se mesmo assim não tolerar o leite fermentado, não é motivo para desistir do kefir, pois existem outras variantes que não crescem no leite (kefir de água).
6. É fácil de manipular o kefir em casa – Encontrar produtos preparados a partir da fermentação com kefir não é simples, pois não estão presentes em todas as lojas. De qualquer das formas, o kefir não exige muita manutenção, pelo que qualquer pessoa consegue facilmente produzir os alimentos fermentados com kefir em casa (mais informações neste post). Além disso, dessa forma consegue também otimizar os tempos de fermentação para adequar o sabor e a acidez dos produtos fermentados, de acordo com as suas preferências.
7. O kefir pode fazer aumentar a ingestão de produtos lácteos – Sendo eu um defensor do leite e dos seus derivados, não poderia deixar de destacar a oportunidade excelente que o kefir traz ao nível do consumo de laticínios. De facto, se as pessoas passarem a ter a rotina de consumir kefir diariamente, isso naturalmente irá fazer com que passem a consumir quase “religiosamente” leite todos os dias (no caso de ser kefir de leite, obviamente). Ou seja, aos benefícios probióticos do kefir, juntam-se os benefícios dos laticínios.
8. O kefir parece diminuir as reações alérgicas – As alergias surgem como consequência de uma ativação excessiva da resposta inflamatória. Há alguns estudos que revelam que o kefir pode ajudar a diminuir a inflamação, nomeadamente a nível pulmonar. Este efeito parece ajudar a diminuir as crises de asma e outras alergias.
Como vê, são muitas as razões para consumir kefir. Se ainda não experimentou, de que é que está à espera? 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *