Kiwis fatiados
Alimentos

Kiwi: como consumir

Apesar da sua aparência rústica e resistente, o kiwi é uma fruta muito frágil e delicada. Devido a isso, os cuidados com a mesma devem iniciar-se na altura da escolha dos mesmos. Na realidade, durante o transporte e manuseamento dos kiwis, estes podem ficar danificados, sendo que nesse caso não os deve escolher, pois qualquer dano pode fazer com que o kiwi fique rapidamente impróprio para consumo. Devido à sua fragilidade, os kiwis são colhidos muito verdes, para aguentarem o transporte, e isto pode ser um problema, pois infelizmente muitas vezes os kiwis acabam por não amadurecer corretamente. Quem é que nunca teve kiwis em casa durante muito tempo, sempre rijos, até que depois começaram a mirrar, sem nunca amolecerem? Por isso, sempre que possível deve comprar os kiwis já com algum grau de amadurecimento, sendo que a melhor forma de verificar se já estão maduros é apertando-os ligeiramente. Se apresentarem o interior ligeiramente mole, estão já com algum grau de amadurecimento. Se estiverem muito moles, não os compre, pois muito provavelmente já estão fermentados no interior. Se estiverem murchos, também não os deve comprar, pois isso significa que já foram colhidos há muito tempo e que não estão a amadurecer corretamente (eventualmente nesse caso poderão estar mais moles, mas devido à desidratação). Se comprar kiwis duros, deve colocá-los à temperatura ambiente, de preferência perto de bananas, maçãs ou peras, de forma a acelerar o processo de amadurecimento. Depois de estarem maduros, podem ser guardados à temperatura ambiente ou no frigorífico.

 

Opte por comprar kiwis com a casca íntegra, e de preferência com algum grau de amadurecimento. Deve deixá-los amadurecer à temperatura ambiente, e quando estiverem maduros pode conservá-los à temperatura ambiente ou no frigorífico.

 


Apesar da sua beleza incrível, e da riqueza nutricional que apresentam, os kiwis são uma fruta menos versátil do que a maioria das restantes frutas. A melhor forma de comer kiwis é ao natural. Há três formas de o fazer… Pode simplesmente descascar o kiwi e comê-lo à trinca, ou então após descascar, pode cortá-lo às fatias. Alternativamente, não precisa de o descascar, basta cortar ao meio e comer o interior com uma colher (confesso que esta é a forma que eu gosto mais). Apesar de normalmente não ser consumida, a casca também é comestível, sendo que nesse caso a mesma deve ser esfregada previamente para retirar os pelos que apresenta. De preferência, os kiwis devem ser consumidos na hora em que são cortados/descascados, por dois motivos. Em primeiro lugar, porque uma das suas grandes mais-valias é a quantidade de vitamina C que apresentam, que é uma vitamina muito sensível não só à temperatura, mas também ao contacto com o ar. Em segundo lugar, porque o kiwi possui na sua composição dois compostos, ácido actínico e ácido brómico, que funcionam como agentes amolecedores. Ou seja, quando se corta o kiwi estes compostos vão-se libertar e começar a causar amolecimento do mesmo, ou de outras frutas com as quais contacte (por isso é que o kiwi fica mais mole à medida que o tempo de preparação aumenta). Devido a isso, deve procurar preparar os kiwis o mais perto possível da hora do consumo. Por exemplo, se preparar uma salada de fruta, os kiwis devem ser a última fruta a ser adicionada, de preferência imediatamente antes de ser servida.


Além de poder ser comido ao natural, o kiwi pode também ser incorporado em várias receitas, tais como tartes ou semifrios. Pode ainda usá-lo para preparar deliciosos batidos ou smoothies. Ou então, porque não preparar uma compota de kiwi? Se usados com o grau de amadurecimento correto vai ficar muito saborosa e apenas com um ligeiro travo ácido. Apesar de ser uma fruta, a utilização de kiwis não se resume a pratos doces. Por exemplo, pode adicionar kiwi a saladas, vai ver que vão ficar mais frescas e saborosas (é uma excelente opção para dias quentes, por exemplo). Alternativamente, pode combinar kiwi com ananás, laranja ou maga, para preparar um delicioso chutney, que é um excelente acompanhamento para pratos de frango ou de peixe. Há ainda quem inclua kiwi em pratos de caril, devido à sua frescura e acidez. Por último, a beleza exótica do kiwi faz com que este seja também uma excelente opção para decorar pratos de comida ou sobremesas. Sabe-se que os “os olhos também comem”, e o kiwi pode ajudar muito a que um prato atinja um impacto visual significativo.

 

Os kiwis podem ser consumidos ao natural, ou como ingredientes de vários tipos de receitas, doces ou salgadas. Podem ainda ser utilizados para preparar bebidas, compotas, ou simplesmente como elemento decorativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *