Alimentos

13 (boas!) razões para comer brócolos

Os brócolos são um dos hortícolas que apresenta mais potenciais benefícios para a saúde humana. Aqui ficam os principais:
1. Os brócolos são extremamente nutritivos – Possuem na sua composição grandes quantidades de fibra, vitaminas, minerais e compostos bioativos, sendo um ótimo aliado para preservar a funcionalidade e, consequentemente, a saúde do nosso corpo.
2. Os brócolos são excelentes aliados para quem quer perder peso, ou manter um peso baixo – Como são muito pouco calóricos, podem ser consumidos sem grande preocupação do ponto de vista de ingestão calórica. Além disso, sendo ricos em fibras, induzem saciedade, fazendo com que haja menos tentação para cometer algum “pecado” alimentar…
3. Os brócolos são muito ricos em antioxidantes – Os brócolos apresentam na sua composição várias moléculas com potencial antioxidante, nomeadamente a vitamina C (uma chávena de brócolos contém mais do que a dose diária recomendada desta vitamina!!!), vários isotiocianatos (nomeadamente o sulforafano, que é particularmente importante), a luteína, a zeaxantina, etc. Estas moléculas têm a capacidade de neutralizar radicais livres, tendo por isso potencial para atrasar o envelhecimento e prevenir o aparecimento de doenças crónicas, neurodegenerativas, inflamatórias (como a osteoartrite, por exemplo) e vários tipos de cancro (principalmente os cancros do sistema gastrointestinal). A zeaxantina e, em particular, a luteína, são importantes para preservar a integridade e a função dos olhos, sendo por isso que os brócolos são considerados alimentos protetores contra doenças visuais como a degeneração macular e as cataratas.
4. Os brócolos são ricos em fibra – A fibra encontrada nos brócolos é do tipo insolúvel mas também do tipo solúvel. Este último tipo tem efeitos particularmente benéficos ao nível da diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo, ou seja, os brócolos parecem ser protetores do sistema cardiovascular. Além disso, o elevado teor em fibra dos brócolos é importante para manter o trânsito intestinal e para equilibrar a microbiota intestinal (algo indispensável para a nossa saúde, e que irá merecer um post em breve).
5. Os brócolos diminuem o risco de diabetes – Já há bastante tempo que se sabe que os brócolos têm potencial para diminuir o risco de diabetes. Recentemente foi publicado um trabalho de investigação que revelou que o sulforafano, uma molécula que existe nos brócolos, mas também nalgumas variedades de couve e nas couves de Bruxelas) tem a capacidade de inibir a expressão de 50 genes associados a sintomas da diabetes tipo 2. Também outros glucosinolatos têm sido associados a um menor risco de aparecimento de diabetes.
6. Os brócolos parecem ter potencial para melhorar algumas características de pessoas com autismo – Sim, eu sei que este tema é (muito!) controverso, havendo muitas especulações que são feitas sobre a relação entre o autismo e a alimentação. No entanto, o consumo de sulforafano por parte de autistas parece estar relacionado com melhorias na comunicação verbal e nas interações sociais.
7. Os brócolos ajudam a descontaminar o organismo – Os brócolos contêm um trio de isotiocianatos (glucorafanina, gluconasturtina e glucobrassicina) que ajudam nos vários passos do processo de desintoxicação do nosso corpo, nomeadamente nas reações da chamada fase 2, que é um processo que ocorre no fígado. Desta forma, contribuem para diminuir os níveis de contaminantes e outros compostos potencialmente perigosos.
8. Os brócolos protegem o sistema cardiovascular – Além do efeito protetor da fibra dos brócolos, referido no ponto 4, os brócolos têm um efeito anti-inflamatório e contribuem para manter a homocisteína (um fator de risco para doenças cardiovasculares) em níveis baixos, principalmente por causa das vitaminas B6, B12 e ácido fólico. Parecem também induzir um fortalecimento das paredes dos vasos sanguíneos. O seu teor em crómio e nalguns ácidos gordos ómega-3 também contribuem de forma importante para a proteção do sistema cardiovascular.
9. Os brócolos promovem a saúde dos ossos – Devido ao seu conteúdo em vitamina K, os brócolos são importantes aliados para manter a saúde óssea, uma vez que esta vitamina é muito importante não só para a formação dos ossos, mas também porque estimula a absorção intestinal de cálcio e diminui a sua excreção na urina. E não é que os brócolos também contêm quantidades significativas de cálcio?
10. Os brócolos ajudam a regular o sistema imunitário – Os brócolos contêm campferol, que é um fitoquímico bioativo, que ajuda a regular o funcionamento do sistema imunitário. Mais concretamente, ajuda a diminuir o impacto da exposição a moléculas potencialmente causadoras de alergia. Além disso, contêm também cobre e zinco, muito importantes para algumas funções do sistema imunitário.
11. Os brócolos ajudam a manter os níveis de vitamina D adequados – Apesar de não serem uma fonte de vitamina D, os brócolos, devido ao seu teor em beta-caroteno (precursor de vitamina A) e K, ajudam a manter os níveis adequados de vitamina D no nosso corpo, que é uma vitamina fundamental não só para a manutenção da integridade dos ossos, mas para vários outros processos.
12. Os brócolos ajudam a proteger o estômago – Os brócolos, principalmente quando consumidos em cru ou sob a forma de rebentos, parecem ser eficazes a proteger as paredes do estômago contra a bactéria Helycobacter pylori, que tem vindo a ser associada a vários problemas gástricos, tais como gastrite crónica e cancro do estômago. Este efeito parece estar relacionado com alguns glucosinolatos, nomeadamente com a glucorafanina.
13. Os brócolos ajudam a manter a pele saudável – Devido a conterem grandes quantidades de vitamina C, E, várias vitaminas do complexo B, e beta-caroteno, os brócolos ajudam a proteger a pele, a atrasar o envelhecimento e auxiliam também na sua regeneração, tornando-a mais saudável, com menos rugas e sinais de envelhecimento, e mais radiante.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *