Mito ou verdade

Mito ou Verdade: O pão de forma engorda mais do que o pão de padaria

O pão é, sem dúvida, um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo. Um dos fatores que mais contribui para esta situação é o facto de se poder comer pão em qualquer refeição do dia, desde o pequeno-almoço até à ceia, passando pelos “óbvio” almoço e jantar. Atualmente existem muitas variedades de pão, sendo que normalmente faz-se uma divisão clara entre o pão de forma e o pão de padaria. É frequente ouvir-se dizer que o primeiro engorda mais do que o segundo. Mas será mesmo assim?


A análise desta questão é fácil de fazer… Em média um pão de trigo “normal” (bijou, por exemplo) contém cerca de 290 calorias por 100g. Já o pão de forma apresenta um valor ligeiramente inferior, ou seja, 270 calorias por 100g. Ou seja, na realidade, do ponto de vista calórico, o pão de forma até acaba por estar ligeiramente em vantagem em relação ao pão de padaria. Esta situação pode dever-se essencialmente a dois fatores: uma maior retenção de água no interior do pão de forma (para lhe dar aquela textura levemente humedecida), bem como a presença de várias substâncias (aditivos) além da farinha, e do sal, que acabam por contribuir para o peso final do pão, mas que não têm impacto significativo do ponto de vista calórico.

 

A quantidade de calorias existente no pão de forma é ligeiramente inferior à que está presente no pão de padaria.

 


Portanto, o pão de forma contém uma quantidade de calorias normalmente inferior à do pão de padaria. Mas atenção que isto não significa que o pão de forma é uma melhor opção alimentar, pois há outras variáveis que podem e devem ser consideradas. Por exemplo, o pão de padaria contém na sua composição essencialmente 4 ingredientes, que são a farinha, água, sal e fermento, enquanto que no pão de forma são usados vários aditivos, tais como conservantes e emulsionantes. Também do ponto de vista de sabor, o pão de padaria tende a ser claramente mais interessante, pois a fermentação é efetuada de forma mais convencional, havendo produção de vários compostos com sabor por parte das leveduras, que vão depois aromatizar o pão. A textura também tende a ser mais agradável no pão de padaria, com um exterior crocante e um interior mole, algo que não se verifica no pão de forma. Por último, o pão de padaria é produzido através de técnicas que fazem parte da nossa herança alimentar, que devem ser preservadas e passadas às gerações futuras. Portanto, apesar do pão de forma não ser uma opção alimentar péssima, sempre que possível deve-se dar preferência ao pão de padaria, mesmo que isso signifique aumentar ligeiramente o consumo de calorias.

Conclusão: MITO!

 

Gosta de fazer pão caseiro? Então estas receitas são para si:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *