Nutrição desportiva

O que comer antes de um treino?

A prática de exercício físico é um dos pilares fundamentais para se ter um estilo de vida saudável! A prova disso mesmo é que o sedentarismo é um fator de risco independente para o aparecimento de várias doenças, nomeadamente as doenças cardiovasculares, doenças psiquiátricas, entre tantas outras. Outro dos grandes determinantes de um estilo de vida saudável, é a alimentação! Apesar de nós não sermos apenas o que comemos, não tenho nenhuma dúvida que grande parte daquilo que somos e que vamos ser no futuro depende direta- ou indiretamente da forma como nos alimentamos. Portanto, o ideal mesmo é ter uma alimentação adequada e praticar exercício físico, para conseguirmos tirar partido de uma sensação global de bem-estar físico e mental.


Quando se tenta conciliar estes dois aspetos, há algumas dúvidas que costumam surgir, sendo que uma das mais frequentes está relacionada com o que se deve ingerir antes do treino. Apesar de não existirem regras universais, que se apliquem a todas as pessoas e a todos os tipos de desporto, há algumas ideias que me parecem importantes…

 

Praticar exercício físico e ter uma alimentação adequada são dois aspetos fundamentais para se ter um estilo de vida saudável.

 


Se a última refeição for 2h (idealmente 3-4h) antes do treino, então pode ser uma refeição completa, com uma boa fonte de proteína (laticínios, ovo, carne ou peixe, por exemplo), uma boa fonte de hidratos de carbono complexos (alimentos integrais, por exemplo), e alguma gordura (de preferência insaturada, proveniente de frutos secos, sementes ou peixe). Obviamente que tão importante como saber o que comer, é saber quanto comer, pelo que as porções devem ser definidas de forma individualizada por um nutricionista. Convém não esquecer que o que resulta com uma pessoa, pode não resultar com outra…


Se a última refeição for 1h (ou menos) antes do treino, o ideal é que seja bastante leve, e que acima de tudo contenha hidratos de carbono simples (pão branco, fruta, compota, geleia, marmelada, bolachas com baixo teor de gordura, ou eventualmente gomas são, por isso, boas opções). Devem-se evitar alimentos ricos em gordura e em proteína, pois estes macronutrientes atrasam a digestão. Consequentemente, se formos treinar a fazer a digestão ao mesmo tempo, podemo-nos sentir indispostos e seguramente que o rendimento desportivo não vai ser o mesmo. Mais uma vez, a escolha das porções é crucial, para se poder otimizar a relação alimentação/desporto.


É também fundamental hidratar bem o corpo antes do treino, e para isso pode-se recorrer a água ou a bebidas energéticas/isotónicas. Estas últimas podem ser uma opção mais interessante, pois além de promoverem a hidratação, ainda permitem um aporte de alguns minerais e de alguns hidratos de carbono simples, que podem ajudar a otimizar a performance desportiva.


Por último, tomar um café ou algum alimento que contenha cafeína, 30-45 minutos antes do treino pode ajudar, pois como esta é um estimulante, vai tornar o corpo melhor preparado para realizar exercício físico.

 

Os alimentos que se consomem 1h antes do treino devem ser de fácil digestão, e acima de tudo devem conter hidratos de carbono simples.

 


Em breve irei escrever sobre o que comer durante os treinos e depois dos treinos…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *