Alimentos

8 (boas!) razões para consumir sardinhas

As sardinhas apresentam uma composição nutricional notável (mais informações sobre as sardinhas neste post), podendo ser consumidas de várias formas (mais informações sobre como consumir sardinhas neste post). São consideradas um dos peixes mais interessantes do ponto de vista nutricional, e devido a isso o seu consumo tem vindo a ser associado a vários potenciais benefícios…

1. São uma excelente fonte de vitaminas B12 – As sardinhas são muito ricas em vitaminas B12 (mais informações sobre a vitamina B12 neste post). Para ter uma ideia, 100g das mesmas fornecem mais de quatro vezes a dose diária recomendada dessa vitamina, sendo por isso uma das melhores fontes alimentares desta vitamina tão importante.

2. São uma excelente fonte de vitamina D – A vitamina D é uma vitamina que não existe em quantidades significativas na maior parte dos alimentos (mais informações sobre a vitamina D neste post). Felizmente não é o caso da sardinha, que contém doses elevadas da mesma.

3. São uma excelente fonte de selénio – O selénio é um mineral muito importante para o correto funcionamento do organismo (mais informações sobre o selénio neste post). As sardinhas são das melhores fontes alimentares naturais deste micronutriente.

4. São uma excelente fonte de gordura ómega-3 – A gordura instaurada ómega-3, e em particular os ácidos gordos EPA e DHA, é considerada a gordura mais saudável de todas, essencialmente por causa do seu potencial anti-inflamatório, que já se encontra bem documentado. Adicionalmente, sabe-se que se trata de um nutriente que parece também ajudar noutros processos, como, por exemplo, trabalho muscular (mais informações sobre este assunto aqui).

 

As sardinhas são uma excelente fonte de vitamina B12, vitamina D, selénio e gordura ómega-3.

 

5. Contribuem para a saúde dos ossos – Devido ao facto de serem simultaneamente uma boa fonte de proteínas, vitamina D, fósforo (mais informações sobre o fósforo neste post) e, particularmente no caso das sardinhas em conserva, cálcio (mais informações sobre o cálcio neste post), as sardinhas são um importante aliado dos ossos, contribuindo para a manutenção de uma composição e estrutura saudável dos mesmos.

6. Contribuem para a saúde do cérebro – Atualmente sabe-se que a gordura ómega-3 é muito importante para o desenvolvimento e funcionamento cerebral. Adicionalmente, o selénio também parece ser muito importante não apenas para o seu desenvolvimento, mas também para a sua proteção. Somando tudo, o consumo de sardinhas pode ser um importante aliado deste órgão tão importante.

7. Contribuem para a saúde da tiróide – Sabe-se que o selénio é um mineral muito importante para o correto funcionamento da tiróide. Como as sardinhas são ricas neste mineral (100g fornecem quase a dose diária recomendada de selénio), o seu consumo pode ser uma ajuda importante para manter a saúde dessa glândula.

8. Diminuem o risco de doenças cardiovasculares – A gordura ómega-3 tem um efeito protetor do sistema cardiovascular, contribuindo para um menor risco de doenças como enfarte do miocárdio ou AVC. Este efeito está relacionado não apenas com as suas propriedades anti-inflamatórias, mas também com o seu potencial para diminuir os níveis de colesterol na corrente sanguínea. Além disso, como são uma boa fonte de potássio, contribuem também para manter a pressão sanguínea mais baixa (mais informações sobre a hipertensão arterial neste post).

 

O consumo de sardinhas contribui para a saúde dos ossos, cérebro, tiróide e sistema cardiovascular.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *