Mineral: cálcio
Nutrimentos

O que é o cálcio?

O cálcio é um micronutrimento que desempenha várias funções indispensáveis no nosso corpo. Trata-se do mineral mais abundante no ser humano, correspondendo em média a cerca de 2% do peso de um adulto, e está envolvido em inúmeros processos diferentes. Apesar de existir um pouco por todo o organismo, 99% do cálcio encontra-se nos ossos e dentes. A sua acumulação nestes locais atinge o máximo entre os 25 e os 30 anos. Devido a isso, a ingestão de cálcio é particularmente importante até essa idade. Após os 25 anos, a densidade óssea tende a começar a diminuir, de forma lenta e gradual. Este processo é uma consequência natural do envelhecimento, mas o consumo de quantidades adequadas de cálcio durante toda a vida tem potencial para atrasar o processo.


Talvez a função mais conhecida do cálcio seja a manutenção da estrutura dos ossos e dentes. Na realidade, o cálcio, juntamente com o fosfato, compõe a maior parte do tecido ósseo/dentário. Esta função é claramente importante, mas as funções do cálcio não se esgotam com a mesma.

 

O cálcio é o mineral mais abundante no nosso corpo, onde desempenha várias funções muito importantes. É um dos principais constituintes dos ossos e dentes, sendo fundamental para a sua estrutura e função.

 


Este mineral é igualmente fundamental, por exemplo, para o funcionamento dos músculos. Sempre que os músculos contraem, necessitam de cálcio, sendo que isto é válido não apenas para os músculos envolvidos no movimento (braços, pernas, tronco), mas também para o coração. Outra função importante deste mineral é a manutenção da estrutura e função da parede dos vasos sanguíneos, nomeadamente do músculo que existe nessa parede. Consequentemente, vai ter um papel fundamental na regulação da pressão sanguínea. Além disso, o cálcio é também indispensável para o funcionamento do cérebro, pois a comunicação entre as células do mesmo depende de vários minerais diferentes, entre os quais se encontra o cálcio. A coagulação sanguínea é outro processo dependente de cálcio. Ou seja, na ausência de cálcio não somos capazes de estancar hemorragias. Há também muitos outros processos metabólicos dependentes deste mineral, como por exemplo a capacidade das nossas células produzirem energia para desempenharem as suas funções.


Estudos recentes têm sugerido que o cálcio pode ser importante para a perda de peso, uma vez que na presença de níveis adequados, não há produção de uma hormona chamada paratormona, que tem como um dos principais efeitos a acumulação de gordura corporal. Há também quem defenda que o cálcio é muito importante para minimizar os efeitos da chamada síndrome pré-menstrual, pois trata-se de um mineral muito importante para a produção de várias hormonas femininas. Apesar de não serem ainda conclusivos, há artigos que revelam que o cálcio pode ter um papel significativo na prevenção do cancro do cólon.

 

O cálcio é fundamental para o funcionamento dos músculos e do sistema nervoso, sendo igualmente importante para a coagulação sanguínea. Parece ainda estar envolvido na promoção de um peso baixo, bem como na prevenção do cancro do cólon.

 


Sendo um mineral tão importante, é fundamental garantir uma ingestão adequada do mesmo. Felizmente é um micronutrimento que se encontra amplamente presente em vários alimentos, tanto de origem animal como vegetal. Em breve irei publicar um post dedicado às principais fontes alimentares de cálcio… As necessidades diárias de cálcio dependem de vários fatores, nomeadamente da idade e sexo da pessoa. Na tabela seguinte são apresentadas as quantidades diárias recomendadas para os diferentes grupos populacionais.

 

Dose diária recomendada de cálcio

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *