Nutrimentos

O que é (e para que serve) o flúor?

O flúor (ou, mais corretamente, o fluoreto) é um micronutriente que pertence à classe dos sais minerais (mais informações sobre os micronutrientes neste post). Apesar de não ser dos minerais mais falados, trata-se de um micronutriente fundamental para o correto funcionamento do nosso corpo. A principal função do fluoreto está relacionada com a cavidade oral e, mais concretamente, com a saúde dos dentes.


Um dos principais problemas de saúde que envolvem os nossos dentes é a cárie dentária. A maior parte das pessoas sofre desta doença, que se caracteriza por danos dentários causados por bactérias que habitam na boca. Dito de uma forma simples, essas bactérias vão-se alimentar dos açúcares provenientes da nossa alimentação, e vão produzir ácido que depois causa lesões nos dentes. O flúor consegue prevenir esta situação atuando essencialmente de duas formas diferentes. Por um lado, tem a capacidade de se inserir no esmalte dentário, aumentando de forma significativa a resistência do mesmo ao ácido proveniente das bactérias. Por outro lado, o flúor também atua diretamente nessas bactérias, impedindo a sua sobrevivência. Seja de uma forma ou de outra, a consequência é fácil de compreender: o flúor ajuda a prevenir a cárie dentária.

 

O flúor (fluoreto) é um mineral indispensável para a saúde dos dentes, pois promove uma diminuição do risco de cárie dentária.

 


Para terminar, não poderia deixar de referir que o flúor tem estado envolvido em alguma controvérsia, pois há alguns estudos especulativos que sugerem que este pode afetar o funcionamento do sistema nervoso, levando a problemas cognitivos, e os rins, e como tal não deve ser incorporado na água ou nos produtos de higiene oral. Até ao momento não existe evidência científica que suporte essa ideia, pelo contrário, a utilização de flúor é benéfica e recomendada (dentro de valores normais, como é óbvio!). Em breve irei escrever um post acerca dos riscos relacionados com níveis baixos e níveis elevados de flúor…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *