Duelo de alimentos

Duelo de Alimentos: Couve branca vs. Couve lombarda

Os hortícolas correspondem a uma das maiores fatias da Roda dos Alimentos. Isto significa que são uma classe de alimentos que deve ser consumida em quantidades significativas todos os dias. Como existem muitos hortícolas diferentes, é também fundamental ir variando aqueles que consome, de forma a poder tirar partido das diferentes propriedades nutricionais que apresentam. Neste duelo vamos ter duas couves frente-a-frente. O seu aspeto exterior tem algumas semelhanças, pois ambas têm uma forma esférica. Além disso, a forma de consumo também é semelhante. No entanto, o seu sabor e a aparência e textura das folhas são marcadamente diferentes. Os protagonistas do duelo de hoje vão ser a couve branca e a couve lombarda.

Que comece o combate…

 

 

Analisando a tabela verifica-se que a couve lombarda contém menos calorias, menos hidratos de carbono e menos gordura. Por outro lado, apresenta uma maior quantidade de proteína e de fibra. O seu teor em vitaminas, nomeadamente A, B1, B3, ácido fólico e C, também é superior. Quanto aos minerais, a couve lombarda possui mais sódio, potássio, fósforo e magnésio.

 

A couve lombarda apresenta uma composição nutricional mais interessante em macronutrientes e em micronutrientes.

 

Concluindo, esta é uma clara vitória da couve lombarda. Aliás, eu diria que é uma vitória por KO, pois em todos os parâmetros apresentados esta destaca-se da couve branca. Não só possui menos calorias, como a sua composição em macronutrientes, vitaminas e minerais é claramente mais rica. Claro que isto não significa que a couve branca não seja também um alimento interessante, mas neste caso teve o “azar” de competir com um hortícola com propriedades nutricionais claramente superiores. Obviamente que há ainda outro aspeto que se deve valorizar, sem ser apenas a composição nutricional, que é o sabor, e que pode condicionar a escolha entre as couves que foram comparadas neste duelo. Mas se olharmos apenas para os nutrientes, não há dúvidas de qual é o hortícola que mais se destaca…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *