Duelo de alimentos

Duelo de Alimentos: Melão vs. Meloa

Para os apreciadores de fruta, o Verão é a melhor altura do ano! As frutas que existem nesta altura são deliciosamente irresistíveis, coloridas, sumarentas, enfim, são a escolha ideal como sobremesa ou como snack. Os dois combatentes deste duelo são muito consumidos nesta época. Ambos são muito sumarentos, refrescantes, e têm um sabor suave que agrada à maior parte das pessoas. De um lado temos o melão, do outro temos a meloa.

Que comece o combate…

 

Analisando a tabela verifica-se que a meloa tem menos calorias do que o melão, devido ao facto de apresentar na sua composição menos hidratos de carbono e menos gordura. O teor de proteína e de fibra é equivalente em ambas as frutas. Quanto às vitaminas, a meloa possui mais vitamina B3 e ácido fólico, mas a quantidade de vitamina C é mais elevada no melão. Do ponto de vista mineral, o melão assume-se como uma melhor fonte de sódio, potássio, zinco e magnésio, ao passo que na meloa existe mais cálcio.

 

A meloa é menos calórica e possui uma composição nutricional mais interessante em macronutrientes e em vitaminas, mas o melão é mais rico em minerais.

 

Concluindo, apesar de ter sido um duelo renhido, a meloa acaba por ser a vencedora. No início parecia que ia ser uma vitória confortável da meloa, mas a riqueza mineral do melão equilibrou o combate. De qualquer das formas, além de ter uma composição nutricional um pouco mais interessante, a meloa possui menos calorias, ou seja, acaba por ter uma densidade de nutrientes mais elevada. Como é óbvio, o facto do melão ter perdido este duelo não faz dele uma má opção, pois também é uma excelente fruta. Ambas têm muito pouco calorias pois contêm muita água, o que faz com que sejam bons aliados para quem quer ter uma alimentação com baixo potencial energético nas que além de vitaminas e minerais garanta também uma boa hidratação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *