Nutrimentos

O que é o selénio?

O selénio é um micronutriente (ou micronutrimento) que pertence ao grupo dos sais minerais. Tal como os restantes micronutrimentos, é indispensável para o correto funcionamento do nosso corpo. Consequentemente, é fundamental quer para a manutenção da saúde, quer para a prevenção de várias doenças. Do ponto de vista quantitativo, a maior parte do selénio do nosso corpo encontra-se no músculo (28-46%).


De uma maneira geral, o selénio é utilizado para preparar alguns blocos de construção de proteínas com propriedades específicas, dando depois origem às chamadas selenoproteínas. Atualmente estão descritas mais de vinte selenoproteínas diferentes, e por isso, são muitas as funções desempenhadas pelo selénio. Umas das principais é o facto de o selénio atuar como defesa antioxidante no nosso organismo. Diariamente as nossas células estão sujeitas a vários tipos de agressões, vindas do meio exterior, ou do próprio metabolismo interno. De forma a evitar a ocorrência dessas lesões, as nossas células estão equipadas com várias defesas antioxidantes. O selénio é indispensável para a correta funcionalidade de algumas dessas defesas.

 

De entre as várias funções desempenhadas pelo selénio, destaca-se o facto de funcionar como defesa antioxidante.

 


Devido ao seu papel como antioxidante, tem vindo a ser proposto que o selénio pode ajudar a diminuir o risco de aparecimento de vários tipos de cancro (cólon, próstata, pulmões, bexiga, pele, esófago e estômago). E a ideia é relativamente fácil de perceber… O cancro surge como resultado da acumulação de lesões nas células, sendo que os antioxidantes ajudam a prevenir o aparecimento dessas lesões. Além disso, o selénio é igualmente importante para o funcionamento do sistema imunitário, podendo desta forma contribuir não apenas para diminuir o risco de determinadas infeções, mas também de aparecimento de alguns cancros. De qualquer das formas, apesar de fazer sentido do ponto de vista teórico, e dos resultados promissores, o real efeito do selénio ao nível da prevenção do cancro ainda permanece por provar de forma mais robusta.


Mas o papel do selénio não se esgota no efeito antioxidante. Por exemplo, este mineral é fundamental para a saúde e funcionamento da tiróide (a prova disso é que a concentração de selénio na tiróide é superior à de qualquer outro local). A tiróide é uma glândula que produz várias hormonas, nomeadamente a T3 e a T4. Além do seu papel ao nível da produção destas hormonas, o selénio está também envolvido na sua atuação nas células alvo. Ou seja, acaba por ser importante não apenas para a produção das hormonas da tiróide, mas também para os seus efeitos metabólicos.


Também se sabe que o selénio é um mineral muito importante ao nível da fertilidade masculina. Mais concretamente, está envolvido na mobilidade dos espermatozóides, pelo que este é mais um fator que justifica a importância de manter níveis adequados de selénio no nosso organismo.

 

Além de atuar como defesa antioxidante, o selénio é fundamental para o funcionamento do sistema imunitário e da tiróide, contribuindo também para a fertilidade masculina.

 


As necessidades diárias de selénio dependem de vários fatores, nomeadamente, a idade, a gravidez e a amamentação. Na tabela seguinte são apresentadas as quantidades diárias recomendadas para os diferentes grupos populacionais.

 

Necessidades diárias de selénio

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *