2 diospiros
Alimentos

Diospiros: como consumir

Apesar de o diospiro ser uma fruta que, para quem gosta, é simplesmente deliciosa, não é de todo das frutas mais versáteis do ponto de vista de consumo. De qualquer das formas, isso não significa que não seja possível utilizá-lo para preparar receitas surpreendentes e muito saborosas…


Antes de utilizar os diospiros, deve ter em atenção a escolha dos mesmos. Sempre que possível, os diospiros devem ser colhidos no seu estado maduro, para garantir um amadurecimento homogéneo e adequado. Se a colheita for efetuada antes da maturação total, deve armazenar os diospiros à temperatura ambiente, para terminar o processo. Como se trata de uma fruta muito sensível, deve sempre optar por escolher as que têm o caule intacto e cor viva. Evite os diospiros que têm a pele danificada ou enrugada. O tempo de armazenamento é muito variável, pois depende não só o estado de maturação mas também da variedade de diospiro. Os diospiros tradicionais (gelatinosos quando maduros), aguentam poucos dias fora do frigorífico, enquanto as variedades duras podem ser armazenadas durante algumas semanas (se não tiverem nenhum tipo de dano). Idealmente, quando os diospiros estiverem maduros devem ser conservados no frigorífico, pois são uma fruta muito delicada.

 

Deve escolher diospiros com cores vivas e sem a pele danificada ou enrugada. Se não estiverem maduros devem ser guardados à temperatura ambiente, mas se estiverem prontos para consumo, o armazenamento deve ser efetuado a temperaturas baixas (frigorífico).

 


A maneira tradicional de consumir diospiro é na sua forma mais simples: cru. Pode consumi-lo isoladamente, ou então combinar com iogurte, ou papas de aveia, e fica com um pequeno-almoço ou uma sobremesa muito nutritiva e saborosa (para quem gosta, como é óbvio!). E se lhe juntar um toque de canela, vai obter uma combinação de sabores que podem perfeitamente elevar a presença do diospiro para outro patamar… Pode também utilizar o diospiro para preparar sumo (com a ajuda da varinha mágica, por exemplo) ou batidos, sozinho ou em combinação com outras frutas. Há ainda muitas pessoas que gostam de consumir o diospiro como parte integrante de uma salada, sendo que neste caso normalmente usam as variedades duras de diospiro, cortado em fatias.


Além de ser consumido em cru, o diospiro pode também ser cozinhado. De facto, há muitas receitas que levam diospiro, que vão das tradicionais compotas a mousses, tartes, muffins, pudins ou mesmo gelados. Para os mais aventureiros, podem sempre utilizar o diospiro em pratos de caril. A sua frescura combina na perfeição com o exotismo dessa fantástica especiaria! E se quiser uma sobremesa saudável e diferente, porque não assar um diospiro, como se fosse uma maçã?

 

O diospiro pode ser consumido de várias formas. Pode ser consumido em cru, sob a forma de sumo, como ingrediente de batidos ou ainda em saladas. Se preferir, pode incluí-lo em várias receitas, como sobremesas, pratos de caril, compotas, gelados, entre outras opções.

 


Há ainda países nos quais se consome o diospiro seco. Não é o caso de Portugal, até porque a variante mais frequente no nosso país é o diospiro mais gelatinoso, sendo que esta variante não é a utilizada para preparar o diospiro seco. A sua textura parece a dos alperces secos, e pode ser consumido diretamente, ou então pode ser utilizado em bolachas, bolos, tartes, muffins, pudins saladas ou como componente de granolas. Em países como a Coreia, do Sul, o diospiro é ainda utilizado para fazer vinagre, chamado de “gamsikcho”. Por último, nalgumas regiões da Ásia as folhas do diospireiro são utilizadas para preparar chá.


Por último, gostaria de destacar que o consumo de diospiros tem também alguns riscos associadosPode fazer baixar a pressão sanguínea, sendo que este é um aspeto particularmente importante para quem costuma ter os valores da pressão sanguínea naturalmente baixos. É um fruto de baixo potencial alérgico, sendo que por isso as alergias ao diospiro são extremamente raras. Finalmente, devido ao seu teor de taninos, deve evitar consumir diospiros com o estômago vazio, porque senão aumenta o risco de ter diarreia.

 

Os principais riscos associados ao consumo de diospiros são uma potencial diminuição da pressão arterial e o aparecimento de alterações no funcionamento do intestino.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *