Alimentos

Fisális: como consumir

As fisális são uma fruta que além de ser muito nutritiva (mais informações sobre as fisális neste post), apresentam também um sabor suave, fresco e ácido. Devido a isso, podem ser consumidas de muitas formas diferentes, quer em pratos salgados, quer em pratos doces.


A forma mais simples de serem consumidas é na forma crua. Seja como sobremesa, ou como snack, são uma boa opção para variar a sua alimentação, e enriquecê-la nutricionalmente. Podem ainda ser utilizadas como ingrediente em saladas, ou mesmo em batidos, smoothies ou sumos. Há também quem utilize as fisális cruas para preparar molhos frios, em substituição do tomate. Também ficam deliciosas como topping de iogurte

 

As fisális podem ser consumidas cruas, de forma isolada, ou combinadas com outros alimentos.

 


Além de poderem ser consumidas cruas, as fisális também são utilizadas como ingredientes em várias receitas salgadas. Por exemplo, como recheio de pratos de aves ou de porco, ou ainda como ingrediente de molhos para pratos de carne ou peixe ou de chutneys. As fisális são ainda usadas em diversas sobremesas, nomeadamente muffins, tartes, pastéis, pudins, gelados, entre outros. As fisális podem também ser utilizadas para preparar compotas. Neste caso, além de poderem ser utilizadas isoladamente, há ainda a possibilidade de as combinar com outras frutas, para obter sabores e texturas diferentes.


Apesar de não ser comum em Portugal, há países onde as fisális são secas e consumidas da mesma forma que as uvas passas (mais informações sobre como consumir uvas passas neste post), ou seja, ao natural ou como ingrediente de diversas receitas.

 

São muitas as possibilidades de utilizar fisális como ingrediente de pratos salgados e doces. Pode ainda consumi-las secas, como se fossem uvas passas.

 


Para terminar, gostaria de destacar que as fisális devem ser consumidas maduras, sendo que a melhor forma de avaliar o seu grau de maturação é através da cor. Quando estão maduras as fisális apresentam uma coloração laranja intensa, sendo também mais moles ao toque (mas não demasiado moles!). Quando ainda estão verdes, contêm na sua composição uma substância chamada solanina, que é a mesma que existe nas partes verdes das batatas (mais informações sobre o consumo de batatas com partes verdes neste post). Esta substância é potencialmente tóxica, podendo causar problemas gastrointestinais. Devido a isso, isso deve-se aguardar pela maturação completa destas frutas antes de se consumir as mesmas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *