Alimentos

Aveia: como consumir

Além da sua textura e do seu sabor incrível, a aveia apresenta uma notável versatilidade em termos de formas de confeção. Parte do seu sabor característico deriva do facto de os grãos serem torrados após serem colhidos e limpos. Como normalmente os grãos são consumidos por inteiro, preservam o gérmen e as suas camadas mais externas, tornando-os uma excelente fonte de nutrimentos e fibra. Atualmente existem muitas formas diferentes de aveia disponíveis comercialmente: flocos inteiros (a forma mais convencional), flocos partidos aos bocados, farelo, farinha, grão, etc. Obviamente que do ponto de vista nutricional estas formas não são todas iguais, mas todas elas são opções muito saudáveis para serem incluídas num plano alimentar saudável.
Antes de falar sobre as diferentes formas de confeção queria deixar um aviso muito importante: nem tudo o que contém aveia é saudável! Como a aveia está na moda, cada vez há mais produtos no mercado que alegam que contêm aveia. No entanto, muitos desses produtos não são tão interessantes do ponto de vista nutricional, sendo ricos em açúcares, gorduras e aditivos alimentares. Além disso, devido à lentidão com que a aveia é cozinhada, também existem atualmente formas mais processadas que têm uma cozedura muito mais rápida. São mais rápidas e, por isso mais cómodas, mas como são mais processadas podem tornar-se menos interessantes do ponto de vista nutricional
Uma vez que a quantidade de gordura na aveia é significativa, deve evitar comprar grandes quantidades, pois essa gordura pode começar a ficar rançosa (pode avaliar essa situação pelo cheiro, por exemplo). Por isso, de forma a preservar as suas características, compre mais vezes e em quantidades menores e assim garante uma maior frescura da sua aveia. Escolha as embalagens que não contêm humidade, e conserve-as bem fechadas e em local fresco, seco e escuro. Desta forma a sua aveia poderá ser armazenada durante cerca de 2 meses.
Talvez a forma mais famosa de confeção seja sob a forma de papa, sendo que para isso é necessário cozinhar os grãos, normalmente em leite ou água (veja aqui uma receita simples e muito saborosa). Tenha em atenção que a proporção de leite/água para a aveia depende da forma desta última, pois se aveia estiver em flocos, precisa de duas partes de leite/água para uma de aveia, mas se utilizar grãos de aveia, serão três partes para uma. Além disso, o tempo de cozedura também varia muito, pois no caso dos flocos podem demorar até 15 minutos, enquanto os grãos necessitam de até cerca de 50 minutos. As papas de aveia são uma excelente opção para pequenos almoços, lanches ou até, porque não, como acompanhamento. Experimente comê-las ao natural, com iogurte, fruta, canela, sementes, mel, etc. Vai ver que vai ficar fã destas papas extremamente nutritivas. No entanto, as formas de consumir aveia estão longe de se esgotar nas papas (que são deliciosas!).
Adicione flocos de aveia a bolos, pão, barras de cereais, crumbles, bolachas, batidos, etc. (veja aqui uma receita doce e aqui uma receita salgada na qual utilizei flocos de aveia) Não só vai enriquecer as receitas em termos de nutrimentos, como também lhes vai conferir uma textura difícil de resistir… Confesso que é um ingrediente que eu não resisto a utilizar quando faço pão ou bolachas, e é obrigatório nas minhas receitas de crumble! E porque não utilizar os grãos para preparar recheios para carne ou peixe, ou para enriquecer o seu puré de batata?
Pode ainda optar por moer os grãos e preparar farinha que pode depois utilizar em substituição da farinha branca de trigo. Se o fizer, pode optar por não substituir a totalidade da farinha de trigo, mas sim uma parte, para preservar a identidade e as características da receita (veja aqui uma receita de pão na qual eu fiz isso).
Outra possibilidade é a preparação de bebidas vegetais semelhantes ao leite. Em relação a este tema, que irá seguramente merecer um post aqui no blog, queria chamar a atenção que a maior parte destas bebidas vegetais não podem ser consideradas substitutos do leite, pois a sua composição nutricional é muito diferente do mesmo. Mas sobre isso falarei noutra altura…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *