Nutrição geral

Bacalhau no Natal… fiel, mas amigo nem sempre

O bacalhau é considerado pelos Portugueses como o “fiel amigo”. Apesar de não ser pescado na nossa costa marítima, sem dúvida que é um peixe que faz parte da nossa gastronomia. Devido a isso, como é logico, no jantar mais importante do ano (para a maioria dos Portugueses), o bacalhau está presente com todo o destaque que merece: é o prato principal! Mas será que em particular nessa refeição, o bacalhau não poderia ser mais nosso amigo? Claro que sim, por isso aqui ficam algumas dicas para fortalecer essa amizade…
1. Escolha bem o bacalhau. Quando estiver a escolher o bacalhau, certifique-se que faz uma boa opção. Em primeiro lugar, deve optar por escolher um bacalhau bem seco. Ao fazê-lo vai garantir que não vai pagar mais do que deve pelo bacalhau, pois como vai comprá-lo a peso, se não estiver bem seco vai acabar por pagar água ao preço do bacalhau. Além disso, se o bacalhau tiver humidade, a probabilidade de ficar contaminado com bactérias ou fungos aumenta significativamente. Em relação a isto, tenha em atenção possíveis manchas que o bacalhau pode ter, pois normalmente é dessa forma que as contaminações se tornam visíveis. Bacalhaus com manchas cinzentas, alaranjadas ou avermelhadas devem ser evitados.
2. Demolhe bem o bacalhau. Tradicionalmente o bacalhau do Natal é, para muitas famílias, um bacalhau de qualidade superior ao que é comido durante o ano. As postas são mais altas e está melhor curado… ou seja, tem mais sal acumulado! O consumo de sal em excesso está relacionado com várias doenças, como a hipertensão arterial ou o cancro do estômago. Por isso certifique-se que o bacalhau fica bem demolhado, para não ingerir uma quantidade de sal superior à que deve. A sua saúde agradece e assim vai poder tirar mais partido de todos os sabores que tiver no seu prato.
3. Coza o bacalhau a vapor. O bacalhau é um peixe muito interessante do ponto de vista nutricional, pois sendo um peixe magro, não é muito calórico (100g de bacalhau cozido fornecem 106 calorias). Além disso, é rico em várias vitaminas (principalmente do complexo B) e sais minerais. E é exatamente aqui que a cozedura a vapor pode ser importante. Quando coze o bacalhau da forma tradicional, ou seja, em água, grande parte dos seus sais minerais e das vitaminas do complexo B são perdidas na água da cozedura. Se cozer o bacalhau a vapor, esses micronutrimentos não vão ser perdidos. Vai ver que o sabor vai ficar muito melhor, e a textura também.
4. Na hora de se servir, certifique-se que o bacalhau e as batatas não são os primeiros alimentos a serem colocados no prato. Comece por colocar os grelos cozidos (ou outros legumes) no prato, ocupando meio prato. Assim já só fica com meio prato livre, para que o fiel amigo e as suas acompanhantes (batatas) não estejam em exagero.
5. Muito cuidado com o azeite! Nos últimos anos o azeite tem merecido muita atenção por parte daqueles que procuram ter uma alimentação saudável. E é uma atenção merecida, pois o azeite possui uma composição muito interessante do ponto de vista nutricional, muito mais interessante do que a grande maioria das restantes gorduras. No entanto, o facto de ter uma composição nutricional interessante não é sinónimo de dizer que o azeite não engorda, ou que não deve ser consumido com (muita!) moderação. O azeite, tal como as restantes gorduras, é muitíssimo calórico (para ter uma ideia, 100g de azeite têm cerca de 900 calorias, que é quase o dobro das calorias do chocolate!). Ou seja, a ideia de ter o bacalhau, as batatas e os legumes cozidos a nadarem em azeite talvez não seja a melhor opção. Eu sei que o azeite é um elemento fundamental no Natal, e pode e deve utilizá-lo, mas tenha cuidado em relação à quantidade. Ainda por cima em muitos casos o azeite utilizado no Natal é um azeite especial, de melhor qualidade, ou seja, não precisa de muito para sobressair no prato. O conselho que lhe dou é que utilize, no máximo, 3 colheres de chá de azeite, para temperar o seu prato. Eu sei que não é muito, mas o problema é que logo a seguir vai entrar na parte da refeição que é uma maior ameaça à sua alimentação: as sobremesas!
O dia 24 de dezembro está quase a chegar, prepare-se para receber o seu “fiel amigo” com os cuidados que ele merece…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *