Nutrição geral

Estou sempre com vontade de comer… o que posso fazer? (parte 2)

Recentemente publiquei um artigo no qual dei algumas dicas para combater a vontade frequente de comer (pode ler esse post aqui). Hoje vou deixar mais alguns conselhos que podem ajudar a lidar melhor com esse problema:


Coma alimentos saciantes – Se não conseguir controlar a vontade de comer, opte por alimentos que possam contribuir para uma maior sensação de saciedade. A este nível destacaria os alimentos ricos em proteína e/ou em fibra, pois sabe-se que estes macronutrientes atrasam o processo digestivo, fazendo com que a vontade de comer não surja tão frequentemente (mais informações sobre os macronutrientes neste post). Iogurtes (de preferência skyr ou equivalente), proteína whey, queijo quark, queijos light, claras de ovos, fruta, sopa ou salada são, por isso, boas opções.


Coma alimentos pouco calóricos – Quando precisar mesmo de comer alguma coisa, tenha muita atenção em relação às calorias dos alimentos que escolhe. Esta deve ser uma preocupação constante, principalmente quando esta situação é muito frequente. A célebre gelatina light, queijinhos light individuais, tortitas (milho/arroz), rebuçados light ou pastilhas elásticas sem açúcar são alimentos que têm poucas calorias e que, por isso, são boas opções para “enganar a fome”. Alimentos como frutos secos ou sementes não são uma boa opção, pois contêm muitas calorias!


Muito cuidado com as porções – Se não conseguir resistir e tiver mesmo que comer alguma coisa, tenha muito cuidado com a quantidade que come. A melhor forma de lidar com esta situação é retirar para um recipiente apenas o que quer consumir, e afastar-se da embalagem original. Caso contrário, dificilmente vai conseguir controlar-se se for retirando da embalagem à medida que vai comendo…

 

Quando se tem muita vontade de comer deve dar-se preferência a alimentos saciantes, e com poucas calorias, sendo que a quantidade ingerida é também um aspeto que deve ser valorizado.

 


Evite ter em casa alimentos pouco saudáveis – Se é daquelas pessoas que tem sempre vontade de comer, este é um conselho fundamental! Não tenha em casa alimentos que o fazem cair em tentação, senão será muito mais difícil resistir. A ideia é fácil de compreender. Imagine que está em casa e tem vontade de comer chocolate. Vai até à cozinha, abre a gaveta mas… não há chocolate! Consequência: afinal não vai comer chocolate… 🙂


Saia de casa – Este é um conselho que devido ao contexto atual (COVID-19) infelizmente não deve ser colocado em prática nos próximos tempos. Mas quando a vida regressar à normalidade, é uma excelente estratégia para poder lidar com a vontade de comer por impulso. Se sabe que há uma altura do dia em que normalmente tem mais vontade de comer, não esteja em casa nessa altura do dia. Há um ditado popular que diz “longe da vista, longe do coração”, e é mesmo isso que se deve fazer.

 

Evitar ter tentações alimentares em casa, e sair nas alturas de maior fome são estratégias importantes para se lidar com a vontade de comer.

 


Para terminar, convém não esquecer que a compulsão alimentar pode não ser um problema simples de resolver. As dicas que eu apresentei são apenas sugestões que podem resultar com algumas pessoas, mas que podem ser claramente insuficientes para outras. Nesses casos o estabelecimento de medidas adicionais por parte de um nutricionista, e/ou um acompanhamento por parte de um psicólogo podem ser fundamentais para se superar o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *