Duelo de alimentos: chocolate preto contra chocolate branco
Duelo de alimentos

Duelo de Alimentos: Chocolate preto vs. Chocolate branco

O chocolate… Um alimento simplesmente irresistível, pelo sabor, pelo aroma, pelo aspeto… É um dos “pecados” alimentares mais difícil de resistir, ou mesmo de comer com moderação. Seja na sua forma mais tradicional, ou numa das 1001 variedades que existe, o chocolate é um doce muito saboroso (a complexidade do seu sabor é, possivelmente, a principal razão pela qual quase toda a gente gosta do mesmo). E como se isso não bastasse, existem inúmeras formas de consumir, e outras tantas variedades. Este é, possivelmente, um dos duelos mais aguardados, e vai colocar frente-a-frente o chocolate preto (70-85% cacau) e o chocolate branco.

Que comece o duelo…

 

Comparação nutritional entre o chocolate preto e o chocolate branco

Analisando a tabela, verifica-se que o chocolate branco tem menos calorias do que o chocolate preto. Esta é, possivelmente, a informação mais surpreendente deste duelo. Há muitas pessoas que dizem que quando comem chocolate, é do que tem pelo menos 70% cacau, pensando que este é menos calórico do que o chocolate branco. Como podem ver, as coisas não são exatamente assim… Por outro lado, o chocolate preto contém menos açúcar, mais proteína e mais fibra. Curiosamente, e apesar de muita gente dizer que não gosta de chocolate branco porque tem muita gordura, a quantidade desta é superior no chocolate preto. Em relação às vitaminas, de uma maneira geral o chocolate branco apresenta uma composição mais rica, nomeadamente ao nível das vitaminas B1, B2, B6, ácido fólico, B12, E e K, enquanto que o teor de vitamina A e B3 é mais elevado no chocolate preto. Quanto aos minerais, há mais potássio, ferro, fósforo, magnésio, cobre e zinco no chocolate preto, e mais sódio e cálcio no chocolate branco.

 

O chocolate branco é menos calórico e contém menos gordura, enquanto o chocolate preto possui menos açúcar, mais proteína e mais fibra. A riqueza vitamínica do chocolate branco é superior, enquanto que do ponto de vista dos minerais, o chocolate preto é mais interessante.

 

Concluindo, o duelo de hoje termina empatado. Sim, é verdade, do ponto de vista de composição em macronutrimentos e micronutrimentos, o chocolate preto e o chocolate branco são equivalentes. Um tem um conjunto de características mais favoráveis, e outro é mais interessante noutras características. Por vezes ouve-se dizer que o chocolate preto faz bem ao coração, ou a muitas outras situações (algumas são até um pouco “criativas”, pois alegam que o consumo de chocolate preto faz emagrecer!). Na realidade, há uma característica que não foi avaliada neste duelo, que é a presença de compostos bioativos, com função antioxidante. Esses compostos derivam do cacau, por isso quanto maior for a percentagem do mesmo no chocolate, maior é a quantidade final de antioxidantes. Mas independentemente da percentagem de cacau, essa quantidade nunca será muito elevada, por isso se o objetivo é aumentar a ingestão de antioxidantes, então o ideal é comer um belo prato de sopa, uma boa salada, ou fruta, por exemplo. Resumindo, se quiser comer chocolate, e gostar mais de chocolate branco, não deve optar pelo chocolate preto porque supostamente “é mais saudável”. O importante mesmo é comer com moderação, seja qual for a variedade de chocolate que escolher!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *