Nutrição geral

Como saber se o peixe está fresco?

O peixe é um alimento que normalmente desperta sentimentos contraditórios nos consumidores. Há quem o deteste, e há quem o adore! Independentemente das preferências de cada um, há algumas características que são unânimes, nomeadamente o facto de se tratar de um alimento muito delicado, e de curta (e difícil!) conservação. Devido a isso, na altura de consumir peixe devemos estar atentos, no sentido de perceber se o peixe que nos estão a tentar vender está realmente fresco. Apesar de por vezes poder não ser uma tarefa fácil, há algumas formas de avaliar se o peixe está fresco. Aqui ficam as principais…


Escamas – As escamas conferem proteção aos peixes. Devido a isso, se o peixe for fresco, as suas escamas devem ser brilhantes e, acima de tudo, devem estar fortemente agarradas ao mesmo. Deve evitar peixes nos quais as escamas se libertam com facilidade.


Guelras – As guelras são o órgão respiratório dos peixes. São um local que é irrigado com grandes quantidades de sangue, e por isso devem ser o mais vermelho possível. Se tiverem uma tonalidade acastanhada ou acinzentada, ou se tiverem um aspeto mais viscoso, não deve comprar o peixe.


Olhos – Os olhos dos peixes são um dos bons indicadores da frescura dos mesmos. Além disso, são de fácil observação… De uma maneira geral estes devem estar brilhantes e claros, com uma textura firme. Se, por outro lado, estiverem de alguma forma encovados e/ou escurecidos e turvos, significa que o peixe já foi capturado há algum tempo.

 

Quando está fresco, o peixe apresenta escamas firmes, guelras vermelhas e olhos brilhantes.

 


Cheiro – O peixe não é dos alimentos com melhor cheiro. No entanto, à medida que perde frescura o cheiro vai mudando, ou seja, vai ficando mais desagradável. Portanto, este é mais um aspeto que deve valorizar na altura de comprar peixe.


Firmeza – O peixe fresco é, normalmente, firme (aliás, é por isso que surgiu a expressão “teso como um carapau”!). Esta firmeza pode ser avaliada em qualquer parte do peixe, mas é particularmente informativa na região do estômago. Esta deve estar firme, com a forma original. Se estiver amolecida, o peixe não está fresco.


Condições de armazenamento – Sendo um alimento tão sensível, o peixe deve ser conservado a temperaturas baixas. Normalmente há duas opções para o fazer, ou está colocado sobre gelo, ou está numa arca frigorífica. Se estiver à temperatura ambiente, deve evitá-lo, pois isso significa que pode já estar a sofrer alterações, principalmente a nível interno.

 

Evite escolher peixe com cheiro desagradável, amolecido ou que não esteja conservado a temperaturas baixas.

 


Como pode constatar, são muitas as formas que permitem perceber se um peixe é ou não fresco. Quando for às compras esteja atento e certifique-se que o peixe está fresco, pois o seu paladar e a sua saúde agradecem…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *